Praça Brasil completa 80 anos
Espaço foi o primeiro de Belém a receber academia ao ar livre e, ainda hoje, é uma das mais frequentadas do projeto Saúde e Lazer, mantido pela Sejel
Uma aula especial de ginástica e ritmos foi o presente escolhido pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) para festejar os 80 anos da Praça Brasil comemorados nesta sexta-feira, 1º de maio. A programação da Prefeitura de Belém tem parceria da Associação dos Amigos da Praça Brasil e prevê a participação de cerca de 300 pessoas.
A Praça Brasil foi o primeiro espaço de Belém escolhido para receber uma academia ao ar livre e ainda hoje é uma das mais frequentadas do projeto Saúde e Lazer, mantido pela Sejel. Depois da instalação da academia surgiu a Associação dos Amigos da Praça. Atualmente são cerca de 120 sócios e mais de 300 usuários. “Não queríamos ver esse espaço danificado um mês após a inauguração, então a Associação foi surgindo aos poucos e hoje a praça significa o espaço onde todos os dias construímos nossa melhoria de qualidade de vida”, explica Glória Castro, presidente da Associação.
"Esse é o melhor exemplo da parceria da comunidade com o poder público”, afirma o coordenador de Lazer da Sejel, Almir Kaliffe, professor que vai comandar pessoalmente, junto com os colegas Thiago e Luziedna, o aulão especial pelo aniversário da praça. “Nesta sexta-feira vamos ter, além dos exercícios de alongamento e aeróbicos, lambada, merengue, carimbó e muitos outros ritmos pra não deixar ninguém parado. Vamos fazer uma grande festa motivando as pessoas através da música e das atividades físicas”, complementa.
As atividades monitoradas pelos profissionais da Sejel são realizadas diariamente, sempre de manhã e à tarde. Eles estão á frente das aulas de ginástica e orientam os usuários dos aparelhos da academia ao ar livre. Qualquer pessoa pode participar e passar pela avaliação biométrica e nutricional também disponibilizada pela Sejel. “Jamais teríamos condições de desenvolver um trabalho no nível do oferecido pela Sejel. Nós nos sentimos privilegiados por termos a Prefeitura de Belém como parceira nesse propósito de desenvolver na Praça Brasil o nível de qualidade de vida almejado por todos que compõem os usuários desse espaço público. Sem a academia talvez o grupo não existisse, e se existisse certamente não seria com o mesmo nível de integração, pois é a ideia de preservação da academia que nos faz, a todos os usuários da praça associados da AAPB ou não, andarmos de mãos dadas para esse propósito”, conclui Glória Castro.