Semec realiza I Semana Interna de Prevenção de Acidente e Agravos no Trabalho
Todas as pessoas estão vulneráveis a acidentes, doenças e traumas, que podem ser causados dentro ou a caminho do trabalho. Como forma de prevenir estes riscos a Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) realiza a I Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Agravos no Trabalho (Sipat), que começou nesta segunda-feira, 04, e segue até sexta-feira, 08.
“Segundo o Ministério do Trabalho, Emprego e Renda toda instituição que contém mais de 500 funcionários deve ter um setor responsável pela saúde do trabalhador. Com isso, orienta que deve ser realizada a Semana Interna de Prevenção de Acidente e Agravos no Trabalho em suas organizações”, explicou a coordenadora do Nast, Marlene Monteiro. “Com base nos atestados e laudos médicos, uma comissão consegue avaliar e perceber o que leva o servidor a adoecer e, a partir deste conhecimento, cria projetos que possam levar orientação, promoção e prevenção à saúde do trabalhador”, acrescentou.
Durante a cerimônia de abertura da Sipat, realizada no salão Pérola da Semec, os servidores foram recebidos com música, atividades de relaxamento e cuidados de estética. A programação do evento está sendo realizada em parceria com empresas privadas e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), possibilitando aos funcionários da secretaria, vacinação, palestras e outros serviços.
A Sipat vem orientar novas posturas e atitudes que devem ser tomadas a fim de corrigir práticas nocivas ao ambiente de trabalho e com isso aumentar a produtividade e a valorização da vida. “Acho essa atividade muito importante, faz com que possamos refletir sobre como estamos cuidando da nossa saúde. Além de facilitar esse cuidado, aqui mesmo na Semec, durante a semana, vou colocar em dia as minhas vacinas”, comentou a servidora Rosa Dias.
“Temos muito que aprender sobre a prevenção de diversas doenças, por isso a importância de eventos como este. É fundamental que saibamos como preservar a nossa saúde e a de nossos colegas de trabalho”, pontuou a secretária municipal de Educação, Rosinéli Salame.