Munícipe é notificado pela Semma por corte irregular de árvore

Por Ana Paula (SEMMA)  22/05/2015 09h39  09h39

Um munícipe foi notificado nesta quinta-feira, 21, pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), após cortar uma árvore, da espécie castanhola, sem autorização. O crime aconteceu na Rua Antônio Barreto, entre as travessas 14 de Março e Alcindo Cacela.

De acordo com a diretora geral da Semma, Susany Nery, cortar árvores ou fazer poda irregular é crime. “O corte da árvore aconteceu na quinta-feira passada (dia 14), porém só chegou ao conhecimento da Semma hoje. Assim que recebemos a denúncia, uma equipe de fiscalização foi até o local e conseguiu identificar o munícipe que mandou retirar a árvore”, detalha.  

O responsável pelo corte irregular da árvore, que se localizava em frente a um estabelecimento na Rua Antônio Barreto, foi notificado e deverá comparecer na Semma ainda esta semana, na sexta-feira, 22, para prestar esclarecimentos. 

De acordo com o Plano Municipal de Arborização Urbana de Belém, suprimir, destruir, danificar, lesar ou maltratar, de qualquer modo, árvores e arbustos, localizados em áreas públicas, é crime.

As multas variam dependendo da espécie do vegetal, idade e tamanho, de um valor mínimo de R$1.000,00 (mil reais) podendo chegar a R$ 10.000,00 (dez mil reais). Caso a espécie da árvore seja protegida legalmente ou tombada, o valor da multa é dobrado.