Belém já atinge cerca de 39% da meta de vacinação contra poliomielite
Na segunda semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, Belém já aplicou 36.183 doses da vacina, constituindo uma cobertura vacinal de 38,95% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde que é de 95%, correspondendo a 92.768 crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. A campanha segue até o dia 31 de agosto.
De acordo com Leila Flores, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Devs/Sesma), essa cobertura é parcial e deve ser ampliada à medida que os dados forem inseridos no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).
Já para a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização de caderneta de vacinação está sendo feito o resgate das crianças que estão com vacinas em atraso. O objetivo é completar os esquemas vacinais, sem uma meta prevista. “Precisamos que pais e responsáveis levem seus filhos aos postos de vacinação. Atingir a meta significa que estamos cumprindo um importante compromisso com a sociedade, evitando a ocorrência de doenças preveníveis por vacinas”, explica Leila Flores.
Para Nazaré Athayde, coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, a participação da população nas campanhas e atividades de rotina contribui para o controle, eliminação e erradicação de doenças imunopreveníveis no Brasil. “Diante da ocorrência de casos de poliomielite em dez países, a vacinação é imprescindível para evitar a reintrodução do poliovírus nas regiões que não registram mais casos da doença”, destaca.
Na multivacinação, são ofertadas as vacinas tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), BCG (formas graves de tuberculose), Rotavírus, Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Poliomielite Inativada, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza tipo B).
É fundamental que pais e responsáveis apresentem a carteira de vacinação aos profissionais de saúde. “De posse deste documento poderemos fazer uma avaliação criteriosa da situação vacinal da criança e indicar quais vacinas devem ser administradas. Estamos com o estoque reforçado esperando as crianças do nosso município”, garante Nazaré Athayde.
Serviço: As Campanhas de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação irão até o dia 31 de agosto em todas as unidades de saúde do município que possuem sala de vacinação, de 8h às 17h. Esclarecimentos pelos telefones 98417 0332 ou 3344 – 2456. Endereço eletrônico: imunizacaobelem@hotmail.com