Programação especial da Semec antecipa o Dia das Crianças

Por Natasha (COMUS)  08/10/2015 17h09  17h09

Na ilha do Combu o Dia das Crianças já começou. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), promoveu na manhã desta quinta- feira, 08, uma ação especial em comemoração ao Dia das Crianças que envolveu os alunos ribeirinhos. O evento foi realizado na Unidade Pedagógica do Combu, localizada às margens do rio Guamá. Na programação houve brincadeiras, jogos educativos, apresentações teatrais, contações de histórias e distribuição de brindes.

Cerca de 580 alunos da Escola Municipal Milton Monte e seus anexos, UP Combu, UP Santo Antônio, UP Nazaré e UP Nossa Senhora dos Navegantes, participaram do evento. A ação teve como finalidade resgatar o valor de cada criança dentro do espaço escolar de forma a promover a interatividade, sociabilidade e o fortalecimento de vínculos entre família, aluno e escola.

“É importante reunir as comunidades que compõem as Ilhas, pois desta forma podemos além de proporcionar o dia da criança, gerar esse intercâmbio que faça com que os alunos através de brincadeiras, se conheçam e troquem ideias. Assim, é possível identificar o desenvolvimento na questão social das nossas crianças”, frisou a coordenadora de Educação no Campo, Silvia Oliveira.

Durante o evento, foram disponibilizados brinquedos pedagógicos como camas elásticas, castelinho inflável e piscina de bolinhas. O espaço se tornou pequeno diante da alegria dos estudantes, que também aproveitavam as apresentações de personagens humorísticos.

A aluna cadeirante, Flávia Quaresma, não continha a felicidade e a curiosidade enquanto aguardava sua vez de brincar.  “Eu nunca tinha visto tantos brinquedos e pessoas legais na minha vida. Já fui no pula-pula e agora não vejo a hora de poder brincar na piscina de bolinhas”, contou a estudante do 3º ano da UP Combu.

Também participaram do evento os escritores paraenses Juraci Siqueira, Andrea Cozzi e Gisele Ribeiro que realizaram pinturas faciais em todos os alunos. Para as meninas mais vaidosas, tinha o espaço da beleza que contava com manicures.

A programação contou ainda com apresentação do Grupo Extraordinários,  que encenou a  peça educativa A Reforma da Natureza. “Queremos através de diversas linguagens trazer a arte para o cotidiano escolar e consequentemente contribuir na formação dessas crianças. Agradeço como artista à Prefeitura de Belém por me permitir viver esta realidade ribeirinha e também por me proporcionar este contato com crianças tão maravilhosas”, destacou o palhaço do Grupo Extraordinários, Cleber Cajun.

A diversão na ilha do Combu contagiou até os pais, que participavam da programação junto com seus filhos. “Este dia foi mágico tanto para o meu filho quanto para mim que voltei no tempo e relembrei meus dias felizes como criança. É a oportunidade que estou tendo de viver tudo novamente, só que desta vez, ao lado do meu filho. Estou muito feliz!”, declarou Samuel dos Passos, pai do aluno Luíz Guilherme dos Passos, da UP São José

Em toda a rede

Todas as unidades educacionais da Prefeitura de Belém estão realizando ações especiais do Dia das Crianças. Cerca de 72 mil alunos estão envolvidos. Na Unidade Pedagógica Santo Agostinho, no bairro de Canudos, a Semana da Criança iniciou no dia 5, com apresentações culturais, cinema, banho de piscina e festa com apresentação de palhaço e entrega de brindes.

A UP Santo Agostinho atende cerca de 170 alunos, do Jardim I ao 3°ano, nos turnos na manhã e tarde. Leony Ramon Torres, de 7 anos, aproveitou bastante as brincadeiras. “Nunca tinha brincado tanto aqui na escola. Essa semana está sendo muito legal, estou me divertindo muito”, disse o aluno.

“As crianças ficaram muito ansiosas pra essa semana. É a primeira vez que acontece uma programação assim aqui na escola. Antigamente só realizávamos um evento no próprio Dia das Crianças”, disse a professora Gely Albuquerque. “Durante essa programação, aproveitamos para abordar o tema ‘Respeito ao próximo’. Dessa forma, essa semana foi de muitos ganhos para os alunos, tanto pedagógico como de lazer”, acrescentou.

A programação na UP encerra nesta sexta-feira, 09, com uma celebração em homenagem ao Círio.