Escola Municipal de Dança faz apresentação na Praça Batista Campos

Por Priscylla (COMUS)  28/10/2015 09h37  09h37

 

A noite desta terça-feira, 27, foi especial na Praça Batista Campos com a apresentação de grupos de dança no palco do projeto “Belém Cidade Luz da Amazônia”. Entre os grupos, a Escola Municipal de Dança, da Prefeitura de Belém, da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude e Lazer (Sejel), apresentou o espetáculo “Degraus”, inspirado no poema “Degraus do Inferno”, do poeta Rui Barata, uma mistura de dança moderna e contemporânea e que fala sobre os efeitos da paixão no ser humano como loucura, euforia, tristeza e felicidade.

Clariane Machado, estudante de Educação Física, tem 23 anos e participa do grupo há oito. “Já me apresentei pela escola de dança várias vezes, mas sempre fico nervosa. É uma responsabilidade muito grande, por ser uma das mais velhas do grupo e também por estar representando a prefeitura”, relatou a estudante.

“Foi uma apresentação muito bonita. Os dançarinos têm harmonia no palco e a dança passou bastante emoção para quem assistia. Todos estão de parabéns”, parabenizou a estudante Karla Almeida.

O espetáculo “Degraus” foi apresentado pela primeira vez em 2006. “Resolvemos reapresentar para comemorar os nove anos do grupo de dança e também para darmos um ponta pé inicial nas comemorações dos 400 anos da nossa cidade. Foi o primeiro espetáculo da companhia de dança”, pontuou a coordenadora da Escola Municipal de Dança, Elisângela Beleza.

A Escola Municipal de Dança existe há 22 anos e atende mais de 300 alunos entre crianças, jovens e idosos, além de pessoas com deficiência (cadeirantes, síndrome de down, deficiências auditivas e intelectual).

Atualmente a Escola funciona na Aldeia Amazônica com sete professores, inclusive de iniciação musical. As aulas são diárias nos turnos manhã e tarde. A escola trabalha com dança moderna e contemporânea. O balé faz parte da grade curricular porque é considerado fundamental para a base.  A Escola Municipal de Dança deu origem à Companhia Municipal de Dança, formada por alunos que se destacam nas aulas. Hoje, o grupo é formado por 12 bailarinos.

Todos os anos a Escola produz um espetáculo temático para mostrar os resultados do trabalho artístico. Nos dias 15 e 16 de novembro será apresentado o espetáculo em homenagem a Charles Chaplin.

“É muito gratificante poder mostrar o trabalho do grupo, poder divulgar a companhia cada vez mais, e o melhor ainda poder dançar para o público em geral, com entrada gratuita”, comentou a bailarina Ducimira Miranda.