Bosque Rodrigues Alves e Horto Municipal garantem fim de semana de diversão e aprendizado
Uma área de preservaçõ de mata nativa no centro de Belém e que ainda assegura programação cultural para os visitantes. Esse é o Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia, que neste domingo,17, foi palco de apresentação teatral, organizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O espetáculo “A Lenda da Espada de Prata”, da Companhia Luzes, chamou a atenção e agradou o público visitante.
Com direção de Fernando Rassy, “A Lenda...” conta a história de um bruxo que rapta a espada de prata de um príncipe. Mas para utilizar o poder da espada, o bruxo precisa de uma garotinha. A montagem trabalha conceitos como belo e feio, certo e errado, honestidade e humildade, tudo com muito humor.
“Eu acho muito importante destacar o que é o certo e o errado, os conceitos bons da vida. E não existe melhor forma de aprender, principalmente para as crianças, que a forma lúdica. E a apresentação teatral é uma delas. Foi excelente unir o passeio tão agradável pelo Bosque, com a entretenimento”, destacou a dona de casa Cecília Lobato, que levou a filha Ana Shopia, de dois anos para passear no Bosque.
A programação faz parte de diversas atividades que serão realizadas ao longo deste ano. “Todos os domingos estamos articulando para fazer uma programação diferente no Bosque. Seja apresentação teatral, música, brincaediras. Queremos oferecer mais opções de lazer do Bosque”, detalha a diretora Departamento de Gestão de Áreas Especiais (DGAE) da Semma, Lindomar Silva.
Situado na Avenida Almirante Barroso, o Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia é um dos principais cartões-postais da Cidade das Mangueiras. Com uma área total de 15 hectares, o local é um pedaço da floresta amazônica literalmente ‘preservado’ no coração da cidade.
O Bosque Rodrigues Alves abriga mais de 10 mil árvores e 435 animais de 29 espécies que vivem em cativeiro e outras 29 em liberdade ou semi-liberdade distribuídas na área de mata. Entre os animais estão o peixe-boi amazônico, jacaré, tartarugas, jabutis, araras, macacos, entre outros.
Cultura e educação no Horto Municipal
E outra opção de lazer preparada pela Prefeitura de Belém neste domingo ocorre na praça Milton Trindade, mais conhecida como Horto Municipal. A programação especial começou na quinta-feira, 14, quando visitantes e convidados da comunidade Turma da Vovozona, do bairro do Marco, tiveram a oportunidade de participar das atividades especiais em alusão ao 400 anos de Belém.
A dentista Soraya Rayol acordou cedo, junto com o marido Filipe Souza, para aproveitar o momento de lazer com os filhos, Karime, de cinco anos, e João Felipe, de três anos. “Eu adoro visitar o Hortinho, pois aqui é um espaço muito agradável, bem cuidado e seguro, onde as crianças podem brincar à vontade. Agora, mais legal ainda, é chegar aqui e ver que tem uma programação educativa para as crianças e, principalmente, pensada para todas as idades”.
Empolgada com as atividades, a pequena Karime contou o que mais gostou de fazer: “As tias me ensinaram a fazer um brinquedo com uma garrafa que ia para o lixo. Elas me explicaram que com isso eu estou contribuindo para não poluir o meio ambiente. Agora eu vou ensinar para meus primos e juntos vamos brincar”, comemorou a garotinha. Já o irmão dela, João Felipe, se divertiu com pinturas e jogos educativos.
Entre as atividades realizadas neste domingo houve pinturas de desenho, apresentação de fantoches e oficinas com garrafa pet, que ensinaram as crianças a fazer um sapinho de bolha de sabão. Os visitantes puderam ainda brincar no parquinho infantil e correr pela praça.
Ao longo da semana as crianças participaram de passeios pelo local, conheceram um pouco da história da praça, das espécies arbóreas, do cuidado que se deve ter com os peixes nos lagos, além de participarem de atividades de pintura e oficinas com materiais reaproveitáveis.
A coordenadora da Coordenadoria de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário (CEADC), Jurema Guerreiro, explica que as atividades no Horto Municipal são realizadas diariamente. “Essa semana realizamos uma programação especial em comemoração ao aniversário de Belém, mas diariamente a equipe de Educação Ambiental da Semma está no Horto recebendo todos os visitantes e abrindo as portas da brinquedoteca para a diversão da comunidade”.
Durante as atividades as crianças aprenderam ainda a importância de reciclar, reduzir, reutilizar e repensar na produção de lixo e nas maneiras de dar uma destinação correta, diminuindo os impactos para o meio ambiente.