Moradores do Benguí recebem ações de saúde no mercado do bairro
A iniciativa levou para mais perto dos cidadãos serviços como vacinação, retirada co cartão SUS e orientações sobre a dengue,zika e chikungunya.
Era um dia comum para a dona de casa Rita de Souza, 45. A ida à feira do Bengui, bairro onde ela mora, é prática de quase todos os dias, mas nesta sexta-feira,19, quando ela entrou no mercado municipal e se deparou com as ações realizadas pela Prefeitura de Belém através da UMS do Bengui II, viu a oportunidade de dar uma atenção a mais à saúde.
Com serviços de vacinação, retirada do cartão SUS, orientações sobre dengue, zika e chikungunya, verificação de pressão arterial e coleta de sangue para hemograma, cerca de 300 pessoas foram atendidas durante o horário da manhã e mais de 200 cartões SUS retirados. “Eu estava passando aqui na frente e quando vi que estavam realizando a ação pensei logo em vir ver o que eu poderia fazer. Tirei o cartão SUS e ainda fiz o hemograma, além de levar para a minha casa todas as orientações que os agentes me repassaram sobre o combate ao aedes”, ressaltou a dona de casa.
As vacinas oferecidas hoje foram: tríplice viral e febre amarela, além da vacinação antirrábica. O Centro de Controle de Zoonoses também realizou a desratização no mercado e ainda chamou a população para uma abordagem educativa sobre animais peçonhentos. “Nós trazemos esses serviços para dentro do mercado para dar qualidade para essas pessoas que quase não têm tempo de ir até a unidade de saúde”, explicou o gerente da unidade, Roberto Macedo.
O vendedor de frutas Joelson Martins, também deixou o trabalho por alguns minutos para aproveitar a oportunidade do serviço mais perto de onde ele passa a maior parte do dia, a feira. “Vim aqui para verificar a pressão, ver como anda a saúde e ainda tirar o cartão SUS dos meus dois netos”, declarou Joelson.