Construções e reformas de espaços educacionais seguem em ritmo acelerado

Por Natasha (COMUS)  15/03/2016 17h36  17h36

Quando o município soma recursos para investimentos na educação, muitos são beneficiados.  Desde o início dessa gestão, a Prefeitura de Belém vem trabalhando na ampliação de vagas por meio de aquisições, reformas, ampliações e construções de novos espaços educacionais que, com boa estrutura e equipamentos modernos e adequados, facilitam o processo de ensino aprendizagem não para o aluno, mas também para o educador.

Atualmente as obras nas Unidades Caruará e São Francisco, no distrito de Mosqueiro; Campos Elíseos, no Tapanã; UEI Ciro Pimenta, no Parque Guajará; São Clemente, no Benguí; Portal, no Jurunas; Alzira Pernambuco, no Marco; Amigos Solidários e Comunidade Vitória, no Tapanã; UEI Erê, no Barreiro; São Silvestre, no Jurunas; UEI Jardim Nova Vida no Aurá; Nelsinho e Malvinas, no Telégrafo e UP Fidelis e Escola Monsenhor Azevedo, no Outeiro, seguem em ritmo acelerado.

 A Unidade de Educação Infantil Erê, localizada no bairro do Barreiro, recebe reforma e ampliação. Devido o piso estar cedendo, o espaço recebe agora reforço estrutural, substituição de esquadrias e cobertura.

Com a ampliação, a UEI passa a ter duas cozinhas independentes para berçário e educação infantil, além de seis salas de aula climatizadas, playground, horta, banheiros e refeitório. A entrega da obra para a comunidade escolar  está prevista para o início do segundo semestre de 2016.

A partir do mês de agosto, os alunos da rede municipal de ensino devem retornar às aulas em espaços novos e adequados para o melhor aprendizado. Além disso, os novos prédios possibilitarão que novos alunos possam realizar suas matrículas em unidades que garantem conforto e qualidade educacional e estrutural.

Enquanto isso, as crianças matriculadas na UEI Erê serão remanejadas para um prédio alugado pela Prefeitura de Belém, localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, com a Travessa Barão do Triunfo que, nesta primeira quinzena de março, recebeu adaptações na sua parte física.  No momento, já está sendo feito o processo de lotação dos professores e funcionários que irão trabalhar na unidade.

Ainda no início deste mês, mais duas Unidades de Educação Infantil do Governo do Estado foram municipalizadas por Belém. São elas: O Revoar das Andorinhas e O Canto do Uirapuru. A previsão de início das aulas nestas unidades é para o dia 28 de março.

 “Aqui no Revoar das Andorinhas e no O canto do Uirapuru as matrículas estão acontecendo de maneira bem organizada e tranquila. Recebemos orientações da Semec para que entrássemos em contato com os pais das crianças e assim fomos dividindo os horários de atendimento, evitando filas e tumultos”, explicou a coordenadora provisória das unidades, Rosângela Rabelo.

Tânia Goreth é avó de Kael e Wallace Tavares e após ter realizado a matrícula disse estar tranquila para o início das aulas. “Tenho netos que já estudaram na rede municipal, por isto não estou preocupada, pois sei do comprometimento e da qualidade do ensino municipal”, disse satisfeita.

Com a conclusão desses 14 espaços educacionais, a Prefeitura garante a abertura de mais 3.000 vagas na rede municipal de ensino.