Icoaraci recebe a última etapa da Intensificação da Campanha de Vacinação Antirrábica
Meta da Prefeitura de Belém é atender cerca de 4 mil cães e gatos de todos os bairros do distrito. Ação ocorreu em 40 postos, entre os instalados em unidades de saúde e volantes.
A Prefeitura de Belém, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), promoveu neste sábado, 19, a última etapa da Intensificação da Campanha de Vacinação Antirrábica em Belém. O distrito de Icoaraci recebeu quase 40 postos de vacinação, entre eles fixos, nas unidades de saúde, e volantes. A meta era vacinar cerca de 4 mil cães e gatos.
Além do distrito de Icoaraci, os bairros do Jurunas, Guamá, Terra Firme, Tapanã, Parque Verde, Coqueiro, Pedreira, Sacramenta, Telégrafo, Marambaia, Mangueirão, Parque Guajará e Tenoné receberam a intensificação por não terem alcançado a meta preconizada pelo Ministério da Saúde na Campanha realizada em dezembro de 2015.
“Apesar de mantermos a vacinação diariamente no próprio CCZ, nós realizamos essa intensificação para irmos até as pessoas que não podem ir muito longe para vacinar seu animalzinho”, explicou o diretor do Centro, Altevir Lopes, que divulgará o balanço da intensificação até a próxima semana.
Para o operador de termelétrica Ilton Frazão Sodré, a intensificação da vacinação serve tanto para quem não atentou para o período da campanha como para quem não teve tempo de buscar o serviço. “A gente sabe da importância, mas às vezes passa despercebido. Os nossos filhos já são crescidos e o Luck é a nossa paixão lá em casa, por isso não podemos descuidar dele de forma alguma”, disse Ilton, que levou Luck para ser vacinado na Estratégia Saúde da Família (ESF) da Agulha, em Icoaraci.
Quem também aproveitou a manhã de sábado para buscar os serviços de saúde da Prefeitura de Belém foi o bombeiro Marcio Avelar, que levou mãe e filha para serem vacinadas na mesma unidade que Ilton e acabou sendo surpreendido pela ação de vacinação animal. O bombeiro, que mora próximo do CCZ, disse que prefere esperar o dia em que a intensificação chegará ao seu bairro. “A gente sabe exatamente da importância de vacinar o nosso animal, mas às vezes se acomoda”, afirmou.
De acordo com o veterinário do CCZ Roberto Messias, é importante que as pessoas que não conseguiram vacinar o seu animal mesmo com a Intensificação da Campanha de Vacinação Antirrábica, se dirija ao CCZ para o procedimento. O serviço de vacinação ocorre diariamente. “É bom lembrar que a raiva é uma doença de ação no Sistema Nervoso Central, com baixa morbidade e alta letalidade, ou seja, poucos adoecem, mas todos os que adoecem morrem, pois a doença ainda não tem cura. Por isso é importante estar atento às campanhas. E mesmo fora delas, levar o cão ou gato para ser vacinado no CCZ”, disse Messias.
Serviço
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), funciona na rodovia Augusto Montenegro, km 11, ao lado do Atacadão.