Rede municipal de Saúde registra movimento normal no feriado de Páscoa
Quase sete mil atendimentos foram registrados durante os dias 24 e 27 de março, que correspondem ao feriado da Semana Santa, nos Hospitais de Pronto Socorro Municipais Mário Pinotti (Umarizal) Humberto Maradei Pereira (Guamá), Hospital de Mosqueiro (HGM) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). A maioria dos atendimentos ocorreu nas áreas de clínica médica, pediatria, pequenas cirurgias e traumatologia.
Somente no novo HPSM Mário Pinotti foram registrados 1.746 atendimentos durante os quatro dias. Já no HPSM do Guamá, o número chegou a 1.362 registros e no Hospital de Mosqueiro quase 1.100 atendimentos totalizaram o plantão do feriado prolongado.
Também nesse período, o Hospital da 14 de Março contabilizou em média 450 atendimentos por dia, já o hospital do Guamá teve em média 350 atendimentos/dia, e no HGM cerca de 280 pessoas foram atendidas por dia.
Já o Samu 192 realizou cerca de 200 atendimentos neste período com envio de viaturas e mais de 2 mil trotes ou enganos. “Os plantões desses quatro dias transcorreram dentro da normalidade tanto na rede de urgência e emergência quanto no Samu, sem nenhum tipo de transtorno”, disse o diretor do Departamento de Urgência e Emergência do município, Ivison Carvalho. “Por ser um feriado religioso, o atendimento na rede tende a ser menor em relação à violência urbana. Recebemos muitos casos de quadros crônicos, gripes, problemas estomacais e casos clínicos”, relatou Carvalho.