Ponto crítico de lixo é transformado em jardim no bairro de São Brás
Mudas de flores e ipês rosa foram plantadas na praça, antes usada como depósito de lixo. Serviço foi executado, nesta segunda-feira, 11, por equipes das Secretarias Municipais de Meio ambiente (Semma) e Saneamento (Sesan).
Um ponto crítico de depósito irregular de lixo na praça Bruno de Menezes, no bairro de São Brás, foi transformado em um jardim. O serviço foi realizado pela Prefeitura de Belém, através das Secretarias Municipais de Meio ambiente (Semma) e Saneamento (Sesan).
No local, moradores e pessoas outras localidades costumavam jogar lixo e entulho, deixando o ambiente sujo e propício à proliferação de doenças. Com o objetivo de acabar com isso, as equipes da Prefeitura estiveram no local realizando a limpeza, paisagismo e roçagem da praça.
“A Prefeitura de Belém quer acabar com esses mini lixões à céu aberto. A melhor forma de fazer isso é conscientizando a população. Então, as equipes estiveram na praça e junto com os moradores transformaram aquele espaço, onde foram plantadas mudas ornamentais e arbóreas. Esperamos que todos tenham consciência e cuidem desse espaço, que só trará benefícios para a população”, disse o diretor geral da Semma, Claudio Mercês.
No local foram plantadas mais de 160 mudas de plantas ornamentais, entre as quais dianelas, bredos, éricas e dracenas-fita-amarela. O espaço recebeu ainda duas mudas de ipê rosa. Os moradores foram convidados a participar do plantio das mudas, como forma de conscientizar a população. O trabalho foi acompanhado pela equipe técnica do Departamento de Áreas Verdes Públicas (DAVP) da Semma.
O coordenador da Associação dos Amigos da Praça Bruno de Menezes, Pedro Nazareno, falou sobre a importância da conscientização da população. “Estamos lutando junto com a Prefeitura para acabar com esse acúmulo de lixo na praça. Com esse trabalho de paisagismo que foi feito acredito que agora vai dar certo e todos, moradores ou não, vão se conscientizar e não jogar lixo nesse espaço. A coleta do lixo passa três vezes por semana, mas sabemos que muitos moradores ainda não têm essa conscientização e jogam lixo fora do horário. Mas estamos aqui para juntos melhorar cada vez mais esse espaço”.
Quem elogiou a transformação do antigo lixão na praça foi a vendedora Fátima Guedes. “Sempre passo por aqui e via aquele lixão. Algumas vezes cheguei a ver a caçamba retirando o lixo e no outro dia já tinha aquele acúmulo novamente. Acredito que com esse trabalho de colocar plantas a população terá consciência de não jogar mais lixo na praça. Esse espaço é um bem de todos, então temos dever de cuidar”, afirmou.