Outeiro festeja 123 anos nesta quinta-feira
Localizado a 25km do centro de Belém, o Distrito de Outeiro, também conhecido como ‘Ilha do Amor’ completa 123 anos nesta quinta-feira, 14 de abril. Conhecido pela beleza natural de suas praias e pelo tradicional festival em homenagem a Iemanjá, o Distrito se prepara para as comemorações com presentes para a população. Será uma semana de serviços e reparos que incluem tapa buracos, recuperação asfáltica, capinação e abertura de valas. A programação oficial de aniversário inclui missa, culto ecumênico e ação de cidadania.
“Olha, eu moro aqui há 20 anos e essa é a primeira vez que a prefeitura passa esse asfalto aqui. Antes era lama, buraco e acidentes. Já tive muitos prejuízos com esses buracos, mas agora tá melhorando”, conta João Santos, de 63 anos, morador da comunidade Fidélis, zona rural de Outeiro. A comunidade é uma das áreas que recebem desde o início da semana os serviços de manutenção que foram intensificados pela Prefeitura de Belém devido ao período de chuvas. Nazaré de Oliveira, moradora há 22 anos, também elogiou a ação dizendo que “é isso que o povo espera da Prefeitura, pois esse serviço é essencial para a comunidade”.
Para celebrar os 123 anos da Ilha do Amor, neste dia 14 de abril será feita uma alvorada com fogos de artifício às 6h da manhã. Às 7h será celebrada uma missa solene na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Às 18h, as igrejas evangélicas do Distrito vão promover um culto ecumênico e um abraço simbólico em Outeiro. A programação retorna no sábado, 16, com uma ação de cidadania. Serão ofertados serviços gratuitos de emissão de documentos, orientações jurídicas, verificação de pressão arterial, consulta com ginecologista, testes rápidos de sífilis e HIV, além de embelezamento.
Para a agente distrital do Outeiro, Elizete Cardoso, “além de fazer a comemoração desse aniversário, é fundamental ter esse olhar carinhoso para a população no sentido de trazer as melhorias que são necessárias na ilha, nas comunidades e com os moradores”. As atividades serão realizadas das 8h às 13h, no estacionamento da praia do Amor, entre avenidas Atlântica e Ipanema e na Escola Municipal Pedro Demo, ao lado do estacionamento.
Turismo
As praias de Outeiro são alguns dos destinos mais procurados para quem quer aproveitar as praias mais próximas da capital nos fins de semana e durante as férias escolares. As principais são as praias do Amor, Brasília e Praia Grande, a mais procurada entre os visitantes. É na praia Grande, no mês dezembro, que ocorre o tradicional Festival de Iemanjá, há 42 anos. Mais de 90 comunidades das religiões de matriz africada de Belém e região metropolitana, se reúnem para celebrar a festa da Rainha do Mar. Oferendas como joias, espelhos e bebidas são oferecidas em barquinhos, como forma de agradecimento.
História
A primeira fase de ocupação de Outeiro, ainda durante a colonização, se deu em abril de 1731, no governo do capitão geral Alexandre de Souza Freire, quando houve a concessão de terras particulares, por meio da Carta de Sesmarias. A partir do final século XIX, precisamente em 1893, o governo da época criou a Colônia de Outeiro ou Núcleo Modelo de Colonização como parte de sua política de desenvolvimento. O objetivo era receber imigrantes para desenvolver atividades voltadas para a agricultura que iria abastecer Belém. Na época, imigrantes espanhóis, portugueses e italianos se instalaram na ilha. A Lei nº 583 de 21/06/1898 garantiu o assentamento de 12 famílias compostas de 67 pessoas para plantar, colher e comercializar seus produtos agrícolas.
É a partir desse período que o processo de povoamento do Outeiro começa em definitivo. Em um recenseamento realizado em 1902, havia no Núcleo, divididos em 14 lotes, 38 brasileiros; 17 espanhóis; 8 italianos e 5 portugueses. Para alojar os imigrantes que chegavam na terra foi criada a Hospedaria do Outeiro, que fica localizada no antigo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, da Polícia Militar. A contagem dos lotes distribuídos aos imigrantes começava na hospedaria e terminava na área onde está construída a Escola Bosque. Até a metade da década de 90, a gestão do Distrito era subordinada à Agência Distrital de Icoaraci. Em 1995, a Lei Ordinária N.º 7753 cria a Administração Regional do Outeiro (Arout), diretamente subordinada à Prefeitura de Belém.
Programação de aniversário:
14/04:
06h – alvorada / 7h – Missa Solene – Paróquia de Nossa Senhora da Conceição
18h – culto ecumênico e abraço simbólico no Distrito
16/04
8h às 13h – Ação cidadania com serviços para a comunidade no estacionamento da praia do Amor