Profissionais de Radiologia realizam cerca de 11 mil exames por mês nas emergências do município

Por Kezia (SESMA)  08/11/2016 14h18  14h18

O olhar técnico e atencioso pode ajudar a salvar vidas e é um dos importantes requisitos entre profissionais que atuam na realização de exames, análise e interpretação de imagens em investigações radiológicas. Foi esse cuidado que contribuiu para a definição do melhor tratamento para o músico Emivaldo Junior, que chegou à UPA da Sacramenta para atendimento de emergência, nesta segunda-feira, 07. “Sofri um acidente de carro e sinto fortes dores na coluna", relatou Emivaldo, ao chegar, preocupado com o risco de lesão na coluna. Ele foi encaminhado para exame de raio-x para um diagnóstico mais conciso e saiu tranquilo do atendimento. “O diagnóstico por imagem nos deixa mais sossegado, já que o exame de raio-x pode verificar o que está ocorrendo dentro do nosso corpo”, ponderou Emivaldo.

O exame de raio-x que Emivaldo realizou permite que o ortopedista que o avaliou previamente veja através dos tecidos humanos e examinem, com grande facilidade, ossos quebrados, cavidades, além de tornar possível o diagnóstico de inúmeras doenças. Os aparelhos são cada vez mais modernos, por isso, na rede de urgência e emergência do município, dezenas de médicos e técnicos se dividem entre os hospitais de pronto socorro Mário Pinotti e Humberto Maradei Pereira (Guamá), além das unidades de urgência e emergência como as UPA de Icoaraci e da Sacramenta, atuando 24 horas nos serviços de raio-x digital, raio-x móvel e tomógrafo.

Já o exame de tomografia, que é realizado no HPSM Mário Pinotti e será implantado no Hospital do Guamá, após a ampliação ser concluída, ajuda no diagnóstico de doenças do cérebro, abdômen, tórax e coluna, entre outras regiões que não podem ser vistas no exame do consultório ou não podem ser completamente avaliadas por outras técnicas empregadas pelos médicos. Cerca de 11 mil exames são realizados por mês na rede de urgência nessas especialidades.

Emivaldo foi acolhido pelas técnicas de radiologia Samile Medeiros, 27, e Ivonete Silva, 35. Samile se disse apaixonada pela profissão e pela atividade de radiologia. “Eu estava cursando o 6° semestre de odontologia e parei para fazer o curso de radiologia. Tudo por causa do primeiro contato que tive na graduação. Aqui, a gente se realiza fazendo o que gosta”, comentou Samile, sobre o atendimento dado à população que busca atendimento na urgência e emergência.

Para Ivonete, o que mais motiva nos plantões é contribuir para o diagnóstico precoce de um paciente. “Já trabalho há cinco anos nessa área e, a cada dia, entendo o motivo de ser uma profissão tão bonita”, ressaltou. Junto com o médico radiologista, Octávio Guilhon, servidor do HPSM Mário Pinotti há 24 anos, a equipe comemora o Dia do Radiologista, celebrado nesta terça-feira, 08 de novembro.

“Percebi que tinha facilidade de interpretar as imagens e ajudar os pacientes. Por isso, escolhi me especializar e até hoje, atuo nessa área com muito amor”, destacou o médico, responsável pelos laudos de Raio-X e tomografia do Pronto Socorro Municipal.

A radiologia é uma especialidade médica dedicada a enxergar o corpo humano por dentro e fornecer as informações necessárias para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças, inclusive do câncer. Segundo o médico radiologista Octávio Guilhon, o exame de raio-x de tórax, por exemplo, pode diagnosticar doenças como pneumonia e tuberculose. Já o exame das extremidades, pode identificar doenças articulares, fraturas e até mesmo tumores ósseos. “O raio-x diagnostica muitas doenças, assim como o exame de tomografia, que pode identificar, no crânio por exemplo, fraturas, acidente vascular cerebral (AVC) que podem ser isquêmicos ou hemorrágicos e pode dizer ainda se aquela dor na cabeça que o paciente sente, é algo a se preocupar ou não”, explicou o médico.