Academia Paraense de Letras prestigia "Maré Lançante", novo livro de Zenaldo Coutinho

Por Elck (COMUS)  14/02/2017 08h18  08h18

Literatos, escritores e convidados reuniram-se, na noite desta segunda-feira, 13, na sede da Academia Paraense de Letras (APL), em Belém, para prestigiar o pré-lançamento do novo livro do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, intitulado “Maré Lançante”, o segundo na carreira do poeta.

O acadêmico, comunicador e professor João Carlos Pereira escreveu o prefácio e ressaltou as qualidades literárias da obra. “Zenaldo é um poeta de muito boa qualidade. Esse livro aparece quatro anos depois do primeiro que ele lançou e, sem dúvida, hoje, ele se revela como um poeta lírico que se firma. Há tempos, Zenaldo deixou de ser uma promessa como poeta, é hoje uma realidade que agora se expõe à luz. Poeta com maturidade, com voz poética firme e definida, que cuida do tema regional sem resvalar para um regionalismo simples. Saúdo com alegria a chegada desse novo livro em pleno inverno amazônico”, pontuou.

Da mesma forma, o presidente da APL, Alcyr Meira, relembrou o início da paixão de Zenaldo pela literatura, ainda na adolescência. “Conheço Zenaldo há muitos anos e ele sempre foi uma pessoa muito voltada à cultura. Quando comecei a ver o despertar dele para a política, fiquei pensando se não seria aquele o momento em que iria se desgarrar da literatura, que já estava se iniciando, mas felizmente isso não ocorreu. Construiu sua carreira de homem público, um político consagrado, mas apesar disso não esqueceu a poesia. Há quatro anos, ganhou um prêmio de poesia aqui na Academia e agora nos traz esse novo livro. Sem dúvida, está mais amadurecido, porque deixou de ser um poeta apenas lírico e se tornou dramático, crítico, histórico, ou seja, passou a apresentar um conteúdo muito mais rico. Peço a Deus que cada vez mais ele siga este caminho da literatura, porque tem potencialidades fantásticas”, avaliou o presidente.

Para Zenaldo, as boas referências sobre o seu trabalho literário são motivo de honra e alegria. “Agradeço muito pela generosidade dos acadêmicos com este que é um livro despretensioso, formado por textos que acabo escrevendo nas horas mais extravagantes e difíceis, mas que, pra mim, têm um valor muito importante pelo fato de que a gente leva uma vida tão conturbada e as letras acabam sendo também um refúgio. É sem dúvida um ambiente de pensamentos, reflexões e sentimentos que a gente pode universalizar através da escrita”, detalhou o autor.

“Precisamos destacar que a obra só ficou completa graças às imagens feitas para o livro. Fotos que são, também, pura poesia”, ressaltou Zenaldo Coutinho. As fotos de “Maré Lançante” foram feitas pelos fotógrafos convidados, Osmarino Souza e Oswaldo Forte, responsável pela foto de capa da obra.

A presidente do Conselho Estadual de Cultura do Pará, a professora e escritora Amarílis Tupiassu, também fez questão de prestigiar o lançamento. “Hoje, o mundo é tão sem poesia, tão violento, tão acirrado, que você ter um prefeito que se dedica à poesia, por si só, já é um fato que merece ser festejado. Estou esperando esse livro para conhecer ainda mais o trabalho do Zenaldo, que eu conheci um pouquinho no primeiro livro. Tomara que ele consiga continuar se dedicando ao ofício da palavra, pois, sem dúvida, lidar com a palavra é sempre um grande prazer”, frisou.