Oficina de máscaras estimula a criatividade e a integração de crianças atendidas pela Funpapa
A pequena Andressa Nascimento, de cinco anos, já entrou no clima de Carnaval. Ela foi uma das 20 crianças que participaram da Oficina de Máscaras e Adereços de Carnaval, promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação João Paulo XXIII (Funpapa), nesta sexta-feira, 17. Depois de caprichar na produção da máscara, Andressa comemorou o resultado. “Eu achei muito legal a máscara que fiz, mas eu decidi que vou dar de presente para a minha tia. Ela vai ficar linda”, contou.
Crianças e adolescentes com idade entre três e 17 anos, atendidos nos abrigos da fundação, aprenderam a confeccionar máscaras e adereços carnavalescos e puderam abusar do brilho, tintas e fitinhas coloridas. Foi a primeira oficina de uma série de atividades programadas para todo o ano de 2017.
“É um momento de socialização entre as crianças e os jovens. Eles brincam, trocam ideias e isso é a intenção da atividade. Além disso, é uma maneira de estimular a criatividade e reconhecimento da cultura do carnaval”, explicou a professora Naide Barbosa.
As máscaras de Carnaval produzidas durante a oficina serão usadas durante os bailes carnavalescos e eventos dos centros de acolhimento. Salomão Souza, de 12 anos, ficou concentrado na produção da máscara. “Eu estou fazendo uma máscara bem brilhosa, para chamar bastante atenção, já que é Carnaval. É muito divertido fazer isso e eu sempre gostei”, disse.
A programação continua nesta tarde, até às 17h, com exibição de vídeos e mostra de máscaras e adereços de Carnaval.