Exposição celebra a trajetória do artista plástico Lassance Maya
Uma exposição composta por quatro décadas de produção artística foi aberta na noite de ontem, 21, no Museu de Arte de Belém (Mabe), no Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura Municipal de Belém. A 34ª Mostra Individual de Artes Plásticas do Mabe traz obras produzidas pelo artista Lassance Maya entre os anos de 1978 e 2018.
Com entrada gratuita, a abertura da exposição contou com a presença de autoridades municipais, artistas e público em geral. “A iniciativa da exposição foi do próprio artista, que pediu que organizássemos a exposição, e que teve o interesse total da Prefeitura de Belém, com recomendação do prefeito Zenaldo Coutinho, para que a exposição fosse realizada no Mabe”, disse Nina Matos, responsável pela exposição, que contou ainda que 61 obras fazem parte da exposição.
Entre as obras expostas diferentes técnicas artísticas podem ser encontradas, como trabalhos em quadros, cerâmica, bico de pena, pastel, alumínio, aquarela, alto-relevo, cobre, serigrafia, madeira, metal e outras metodologias.
“A exposição está bonita e retrata uma parte de Belém de grandes épocas, com as tradicionais arquiteturas, da época da borracha”, disse José Carvalho, que ficou sabendo da abertura da exposição e aproveitou para conferir as obras logo na primeira noite no Mabe.
Lassance Maya explicou que a exposição é uma retrospectiva dos 40 anos de carreira como artista. “É um pequeno resumo de meus trabalhos durante minha jornada, com as técnicas diversificadas que utilizo”, disse. “São técnicas completamente diferentes, já que sempre fui um pesquisador”, completou Maya.
A cerimônia de abertura da exposição “Lassance Maya, 40 Anos de Arte - 34ª Individual de Artes Plásticas – retrospectiva 1978 – 2018”, teve ainda a presença do presidente da Fundação Cultural de Belém, Fabio Atanasio, que convidou o público para conferir as obras que ficam expostas até o dia 19 de agosto, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h.
Artista - Aos 84 anos de idade, Lassance Maya foi professor de desenho geométrico, artístico e arquitetônico, assinou uma coluna sobre arte no Jornal O Estado do Pará, foi desenhista do Museu Emílio Goeldi, e arquiteto de interiores.
Pinta, esculpe, constrói, e é reconhecido por utilizar experimentos, reinventando-se ao longo dos anos, dentro de inúmeras concepções criativas. Lassance ainda trabalha com encomendas comerciais, nas constantes confecções de troféus. É um artista experimentador que sempre pesquisa novas possibilidades plásticas em atitude visionária.
Serviço
Exposição: Lassance Maya, 40 Anos de Arte
Local: Museu de Arte de Belém (Mabe) – Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém
Visitação: até 19 de agosto (terça a sexta-feira, das 9h às 16h)
Entrada gratuita