Prefeito prestigia live de aniversário do artista paraense Sebastião Tapajós
Um dos maiores artistas da Amazônia, o paraense Sebastião Tapajós, comemorou 79 anos com um live realizada na noite desta sexta-feira, 16, que foi presitigiada pelo prefeito Edmilson Rodrigues. Conhecido internacionalmente, Sebastião Tapajós é natural de Alenquer, oeste paraense é considerado um dos melhores e mais completos violonistas brasileiros. Os participantes da transmissão também celebraram os quatro anos de fundação do Instituto que leva o nome do artista.
“Muito honrado de participar dessa festa do nosso querido Sebastião Tapajós", afirma Edmilson Rodrigues. Segundo o prefeito de Belém, o violonista paraense é um gênio da arte, que realmente é expressão entre os violonistas brasileiros e do mundo naquilo que tem de mais maravilhoso e mais criativo.
Edmilson Rodrigues define a obra de Sebastião Tapajós como música de alto nível, assim como as que o artista apresentou na live em comemoração ao seu aniverário. "É um orgulho para nós brasileiros e paraenses, é uma emoção ver o Sebastião tão criativo e acredito que ele vai viver muitos anos, com muita saúde para nos dar a beleza de sua alma, criando cada vez mais música. A humanidade tem o direito de conhecer a obra de Sebastião Tapajós”, afirma emocionado o prefeito.
Após as felicitações do prefeito, o violonista relembrou com alegria do dia que o gestor municipal foi assistir ao seu show.
Além do prefeito Edmilson Rodrigues, vários artistas e líderes políticos de todo país participaram da live, parabenizando o violonista com mensagens, relembrando histórias do percurso artístico de Sebastião Tapajós.
O artista - O violonista trilhou os primeiros passos na música em 1964, quando foi estudar na Europa. Ele obteve a formação pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa, em Portugal. Posteriormente estudou guitarra, na Espanha.
Já no Brasil, recebeu a cadeira de violão clássico do Conservatório Carlos Gomes de Belém, onde também lecionou. No ano de 1967, gravou o primeiro CD solo “Violão e Tapajós”.
Em 1971 ele participou de turnê pela Europa com Paulinho da Viola e Maria Bethânia. Tempos depois Tapajós realizou sua turnê solo pelo continente europeu. O artista produziu um LP em 1987, interpretando obras de Heitor Villa-Lobos.
Instituto Tapajós - O Instituto Sebastião Tapajós visa a preservação da obra do violonista, bem como, promover projetos em benefício à população da Floresta Amazônica, no âmbito da cultura e educação ambiental.