Prefeitura de Belém detalha plano de execução de obras para a COP-30 em coletiva de imprensa

Por Victor (COMUS)  24/11/2023 18h30  18h30

A Prefeitura de Belém realizou na tarde desta sexta-feira, 24, uma coletiva de imprensa para apresentar as obras de infraestrutura da gestão municipal que serão realizadas em Belém para a Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (COP-30), em 2025. Na coletiva, também foi detalhada a viagem de uma comitiva municipal para participar da COP-28, em Dubai, com início no final deste mês de novembro. 

A coletiva foi realizada no auditório do Hotel Radisson, na avenida Brás de Aguiar, e contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e do coordenador do Comitê Executivo Municipal da COP-30, Luiz Araújo.

R$ 1 bilhão em instimentos

Na ocasião, foram apresentadas oito obras realizadas pela Prefeitura de Belém que somam mais de R$ 1 bilhão de investimentos na capital paraense. A primeira obra foi o Parque Urbano São Joaquim, projeto em etapa de execução que consiste em um corredor com linha verde e parque ambiental onde, hoje, é uma típica área de baixada. Será o primeiro do gênero da América Latina e vai abranger cinco bairros, da periferia até o centro da cidade, atravessando os bairros de Val-de-Cães, Sacramenta, Barreiro e Telégrafo. 

Outra obra é a restauração do Mercado de São Brás, que já está em fase de execução. E ainda a revitalização total do Complexo do Ver-o-Peso, desde a feira central até a Feira do Açaí e os mercados de Carne e Peixe; o Boulevard da Gastronomia, na Boulevard Castilho França, que já está com a obra finalizada e será inaugurado neste sábado, 25 (será um ponto gastronômico da cidade, valorizando uma grande característica cultural do paraense, a culinária); e o projeto de duplicação da avenida Bernardo Sayão até a avenida José Bonifácio. 

Outras obras são a macrodrenagem da Bacia do Mata Fome, que vai beneficiar mais de 150 mil pessoas com novo saneamento nos bairros do Tapanã, São Clemente e Pratinha; a nova Senador Lemos, que foi entregue totalmente revitalizada; e a nova Júlio César, que irá passar por uma grande revitalização em todo a sua extensão. 

Todas estas obras vão ajudar Belém a realizar uma grande COP-30 e servirão, principalmente, como um legado da conferência que irá servir a capital paraense por décadas.

COP-28

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, lembrou que uma comitiva municipal irá participar da COP-28, que será em Dubai entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro de 2023. O gestor municipal será o principal representante da cidade no evento, do qual irá participar de mesas sobre a Amazônia. O prefeito de Belém irá a Dubai a convite, sem ônus para o erário municipal.

Os painéis de que o prefeito Edmilson Rodrigues vai participar são: “Belém rumo à COP-30: inclusão e participação popular”, do Ministério do Meio Ambiente, para formar o Pavilhão Brasileiro na COP-28. Juntamente com o membro do Comitê do Executivo COP das Baixadas, Jean Ferreira da Silva, e com o ministro das Cidades, Jader Filho, Edmilson apresentará as ações e o planejamento da cidade na preparação para o evento em Belém, em novembro de 2025.

O prefeito destacou que o planejamento de Belém para a COP-30 é inclusivo e participativo, com amplas ações urbanas. No painel será apresentado o marco-orientador dessas ações, como o Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa, produzido pela Prefeitura de Belém, em parceria com o ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade).

"Vou também como presidente do Fórum de Cidades Amazônicas. Fiz questão de atender a quatro convites para a participar da COP-28, que foram da União Europeia, Itamaraty, Banco Interamericano de Desenvolvimento e ICLEI. Eu, como representante de Belém e de várias cidades amazônicas, vou dizer o que temos a propor e que todos os governos do mundo olhem para a Amazônia com políticas públicas de desenvolvimento sustentável", explicou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Durante o evento em Dubai também será anunciada de forma oficial a escolha de Belém para sediar a COP-30, momento que contará com a presença do presidente Lula e do governador do Pará, Helder Barbalho