Prefeitura de Belém e Agência Francesa debatem financiamento para a macrodrenagem do Paracuri

Por Victor (COMUS)  28/02/2024 18h47  18h47

A Prefeitura de Belém e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) debatem um plano de investimento na capital paraense e as estratégias da agência para a Amazônia. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, recebeu a delegação francesa na tarde desta quarta-feira, 28, no Gabinete Municipal,

Os representantes da AFD conheceram o projeto de macrodrenagem e urbanização da Bacia do Paracuri, localizada no distrito de Icoaraci. O projeto foi criado pela Equipe de Projetos Especiais da Prefeitura, com a finalidade de urbanizar a rua da Soledade, em Icoaraci, além de fazer a macrodrenagem de toda a Bacia do rio Paracuri. O total do investimento é de US$ 60 milhões.

"A reunião de trabalho com técnicos da agência francesa foi muito produtiva. Eles ficaram entusiasmados e vão fazer todos os esforços para financiar esse o projeto da Bacia do Paracuri. Teremos uma melhoria na qualidade de vida dos moradores dessa área, onde é produzido o artesanato", explica o prefeito Edmilson Rodrigues.

AFD - A agência francesa financia, acompanha e acelera projetos de urbanização, de clima, biodiversidade, educação e saúde. A agência atua em territórios ultramarinos franceses e mais 150 países. 

Segundo o diretor adjunto da AFD, Léo Gaborit, a França tem a intenção de participar cada vez mais do desenvolvimento da região Norte do Brasil. "Apoiar o desenvolvimento da região Norte e de Belém é uma vontade nossa. Queremos conhecer os projetos e os locais da Bacia do Paracuri e do Canal São Joaquim", garantiu.