Trabalhadores reivindicam um Brasil mais justo em ato com serviços públicos e cultura na Praça da República

Por Raimundo (PROMABEN)  01/05/2024 18h12  18h12

Centenas de trabalhadores e trabalhadoras ligados a sete centrais sindicais, encabeçados pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), e com o apoio da Prefeitura de Belém, realizaram um ato político cultural em comemoração ao Dia do Trabalhador na manhã desta quarta-feira, 1° de maio, na Praça da República. O evento contou com a participação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), Intersindical e Pública.

Com o tema “Por um Brasil mais Justo”, os trabalhadores levantaram a bandeira da justiça social. Cléber Rezende, presidente da CTB, resumiu no ato a pauta de reivindicações trabalhistas deste ano, que inclui “direito a um salário digno, valorização dos servidores do serviço público, redução das taxas de juros, o Estado sendo indutor do desenvolvimento pra gerar emprego e renda, aposentadoria digna e salário igual para trabalho igual entre homens e mulheres e ainda a questão do Imposto de Renda, e reforma tributária que beneficie os trabalhadores”, enumerou Cléber.

“Quando a gente fala num Brasil mais justo, um Pará mais justo, significa que o trabalhador, a trabalhadora, sejam valorizados”, afirmou a presidente da CUT-Pará, Vera Paoloni. Vera aproveitou para “agradecer em nome da CUT e de todas as centrais o apoio da Prefeitura de Belém pra esta atividade dar o recado das diversas classes trabalhadoras”.

O prefeito Edmilson Rodrigues afirmou, lembrando o movimento da Cabanagem: "No dia 1° de Maio, temos que falar na herança da luta, a herança da resistência, a herança dos que nunca abandonam o sonho de uma sociedade justa e igualitária, democrática e feliz”.

O prefeito também anunciou a liberação de recursos pelo Governo Federal para a realização das obras de preparação da cidade para a COP-30, em Belém, em 2025: R$ 350 milhões para grandes projetos. “Não vamos decepcionar. Nós vamos realizar a mais importante COP. A COP, que fala tanto em clima e Amazônia, tem que ser na Amazônia. E tem que ser na metrópole cabana pra honrar a herança revolucionária do nosso povo”, completou o prefeito.

Atrações culturais

A programação cultural do evento nesta quarta-feira incluiu shows com Arraial do Pavulagem, Banda da Guarda Municipal e MC Dourado. E a Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou oficinas, aula de capoeira e apresentações de fantoches e palhaço contador de histórias. 

Serviços

Durante o evento, a Prefeitura também realizou uma ação social, disponibilizando serviços de diversas secretarias municipais, incluindo o agendamento de vistorias e orientação técnica de engenharia da Defesa Civil; orientação jurídica pela Procuradoria Geral do Município (PGM); atualização e cadastro do Minha Casa, Minha Vida pela Secretaria de Habitação (Sehab).

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) disponibilizou a retirada de meia-passagem, credenciamento de estacionamento e outros serviços; a Secretaria de Finanças (Sefin) ofereceu o parcelamento de débitos e instruiu sobre os impostos municipais. 

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb) e a Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS) ofereceram serviços como: avaliação nutricional; orientação sobre alimentação saudável; vacinação; aferição de pressão e glicemia; testes de Covid-19; autotestes de HIV e distribuição de preservativos.

Outros serviços

A Coordenadoria da Mulher (Combel), o Banco do Povo, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e o Portal do Trabalhador ofereceram serviços de retirada de carteira de trabalho digital; intermediação de mão de obra; orientação sobre seguro-desemprego; informações sobre o Crédito Solidário; e orientação psicossocial e jurídica sobre os direitos da mulher.