3º dia do concurso de quadrilhas de Belém surpreende com temas sobre música paraense e empoderamento

Por Vagner (FUMBEL)  16/06/2024 12h35  12h35

A penúltima noite da 1ª fase do concurso oficial de quadrilhas de Belém, realizado neste sábado, 15, foi um sucesso. A disputa foi muito acirrada e de tirar o fôlego do público, que encheu a Praça Waldemar Henrique para assistir com atenção a programação do Arraial de Belém, realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel). 

Até à penúltima noite, 26 quadrilhas se apresentaram na competição. Neste domingo, 16, mais nove grupos participarão da 1ª fase eliminatória, que irá selecionar apenas 18 para a 2ª fase, que iniciará no dia 20, próxima quinta-feira. 

Apresentações:

Dez quadrilhas se apresentaram na noite de sábado, 15: Encanto da Juventude; Balão de Ouro; Fúria Junina; Amor de Um Mensageiro; Santa Luzia; Roceiros Pé de Moleque; Roceira Atração Junina do Bengui; Revelação do Marco; Estrela do Norte e Sedução Ranchista 

Cada uma teve o tempo máximo de 20 minutos de apresentação para serem avaliadas pelos jurados, com pontuações de 7 a 10, nos seguintes quesitos: Conjunto, Coreografia, Traje, Marcação e Evolução. 

Encanto da Juventude - Homenageando as mulheres quadrilheiras, que carregam a magia junina e toda representatividade feminina, a Quadrilha Encanto da Juventude, diretamente do bairro Guamá, foi a primeira a se apresentar no Piano Palco na terceira noite do Concurso Oficial  Municipal. Com o tema “Sou Feita de Um Pouco de Tudo: Mulheres que Cantam e Dançam”, os 41 quadrilheiros entregaram toda sua energia aos jurados. 

“Eu não tenho palavras pra expressar o que estou sentindo, sempre é uma emoção dançar no palco da Fumbel. Fizemos uma linda homenagem às mulheres que trabalham desde cedo nesse período junino, para garantir seu pão de cada dia, mas sempre esbanjam sorriso no rosto”, declarou Patrick Cardoso, quadrilheiro da Encanto da Juventude. 

Balão de Ouro - Transformando o Piano Palco num programa de calouros, a Quadrilha Balão de Ouro, do bairro do Mangueirão, levou muito brilho para a segunda apresentação da noite com o tema : “O Grande Gênio Chacrinha na Evolução da Rádio para Televisão”. Acompanhado por 48 quadrilheiros, o marcador, Rubens Lima, surpreendeu o público com toda sua simpatia e desenvoltura ao representar um dos maiores apresentadores da tv brasileira.

“Eu vim com o objetivo de transformar o palco da Fumbel num grande programa de Tv, assim como Chacrinha fazia. Foi uma honra representá-ló nesta noite e contar um pouco da sua história, que também fez parte da minha infância. Foi um momento lindo”, ressalta Rubens Lima.

Fúria Junina - Com o tema: “Açaí - O Ouro Negro da Amazônia”, a Quadrilha Fúria Junina foi a terceira a se apresentar no Piano Palco. Os 20 pares do bairro do Marco trouxeram as cores do açaí e símbolos paraenses em seus trajes. A Miss Simpatia, Samira Monteiro, participou pela primeira vez de um concurso junino e saiu orgulhosa de sua apresentação. 

“Essa foi a minha primeira competição e foi uma experiência totalmente diferente de tudo que já fiz. Eu representei açaí branco e todas as mulheres que trabalham com o açaí na Amazônia, além de demonstrar toda força, beleza e história que elas possuem. Eu estou muito feliz com o nosso resultado”, declarou, Samira.

Amor de Um Mensageiro - Histórias de amor, celebrações e críticas sociais basearam a apresentação da Quadrilha Amor de Um Mensageiro, a quarta a subir no Piano Palco. Com 20 pares, o grupo do bairro da Pedreira apresentou o tema: “Festança no Milharal”. Representando uma boneca de luxo que se apaixonou por um boneco de palha. A Miss LGBTQIA+, Adria Ronchel, esbanjou beleza e talento em sua coreografia. 

“Eu danço desde os 14 anos como miss e todo ano tento me superar. Esse ano, eu sinto que consegui expressar, através da minha coreografia, toda paixão que trago pela dança junina e por essa quadrilha que trago no meu coração”,  contou a pedreirense.

Santa Luzia - Com 47 anos de história, a Quadrilha Santa Luzia foi a quinta competidora a entrar no Piano Palco. Levando canções paraenses e exaltando a cultura do estado, o grupo apresentou o tema:  “Quem vai ao Pará, parou. Tomou açaí, ficou”. O jurunense, Sérgio Câmara, 56 anos, é o quadrilheiro mais antigo, entre os 57, da quadrilha.  

“Eu danço na quadrilha desde 1988 e sempre parece que estou subindo ao palco pela primeira vez. É uma honra fazer parte de uma quadrilha tradicional e trazer um tema que valoriza a nossa cultura e nossos costumes. Minha parte favorita da nossa apresentação foi quando homenageamos a cantora Joelma dançando Voando pro Pará”, comentou o quadrilheiro, Sérgio Câmara. 

Roceiros Pé de Moleque - Em protesto contra a intolerância religiosa, a Quadrilha Roceiros Pé de Moleque foi a sexta a se apresentar no Piano Palco. Com o tema: “No olhar, no jeito de falar, Pé de Moleque traz a magia e o poder do povo cigano”, os 41 quadrilheiros contaram a história do povo cigano que imigraram em Icoaraci. O marcador, Ronald Dias, reforçou a importância do tema no concurso: 

“É preciso contar a história do povo cigano que chegou refugiado em Icoaraci. Além disso, é preciso protestar contra a intolerância religiosa que está enraizada em nossa sociedade. A nossa quadrilha veio reafirmar o respeito a todas religiões”, comentou Ronald Dias.

Roceira Atração Junina do Bengui - Com 20 anos de história, a Quadrilha Roceira Atração Junina do Bengui foi a sétima a se apresentar no Piano Palco, esbanjando muito carisma. Os 14 pares apresentaram o tema: “Da Fauna à Flora, o nosso Bosque Rodrigues Alves se mantém de pé, no coração de uma selva de pedra chamada Belém do Pará”. O quadrilheiro mais novo do grupo, William Maciel, 13 anos, saiu extasiado da apresentação e encantando o público. 

“Eu sou o caçula da quadrilha e já me apresentei três vezes esse ano. É muito legal dançar com meus amigos e eu fico muito feliz por representar a minha quadrilha”, conta o pequeno William.

Revelação do Marco - Trazendo o tema: “Minha Escola no São João”, a revelação do bairro do Marco foi a oitava quadrilha a se apresentar no Piano Palco. Debatendo sobre a importância da educação e do ensino junino nas escolas, os quadrilheiros do marco levantaram o público  a dançar junto. O presidente da quadrilha, Fernando Silva, se emocionou ao falar sobre o seu trabalho com os 31 brincantes, que dançaram na penúltima noite do concurso. 

“É muito emocionante falar sobre a minha quadrilha. Há 15 anos, era eu que tava dançando aí. Mas agora, eu dou todo o suporte e apoio pra que eles se divirtam no palco e apresentem um bom espetáculo”, ressaltou, o presidente. 
 
Estrela do Norte - Criada em 2023, a Estrela do Norte foi a nona e penúltima quadrilha a se apresentar no Piano Palco. Diretamente do bairro do Bengui, com 31 quadrilheiros e com apenas 8 meses de criação, o grupo apresentou o tema: “O Milagre das Rosas Celebrando a Marujada”, e contou sobre os feitos do Santo Benedito. A Miss Negritude, Emilly Moura, se apresentou com o tema sobre resiliência e beleza afro-brasileira. 

“A nossa apresentação trouxe a mensagem do Santo São Benedito e contamos sobre suas obras e milagres. Trouxemos esse tema para que as pessoas tenham mais conhecimento sobre os feitos de São Benedito e sobre o milagre das flores”, explicou a Missa Negritude.

Sedução Ranchista - A última quadrilha a se apresentar no Piano Palco foi a Sedução Ranchista.  Diretamente do bairro do Jurunas, os 24 pares juninos levaram o tema: “Dona Onete: Entre Banzeiros e Banho de Cheiro”, homenageando a cantora paraense. Ao som de grandes sucessos interpretados pela artista, o grupo encerrou a penúltima noite de apresentação com chave de ouro.  A Miss LGBTQIA+, Amanda Vergara, participou pela primeira vez de um concurso de quadrilhas e surpreendeu o público.

“Eu representei as ervas do Ver-o-Peso e o empoderamento feminino. Através da minha coreografia, eu mostrei a força da mulher paraense e todo o encanto que cada uma de nós possui. Finalizamos a noite de apresentações executando tudo o que ensaiamos”, reforça Amanda Vergara. 

Misses - A competição continua acirrada. Esbanjando brilho, glamour e orgulho, as misses seguem encantando a todos neste arraial. Neste ano, serão escolhidas as campeãs nas modalidades Caipira, Simpatia, Negritude  e LGBTQIA+.

Elas serão avaliadas pelos jurados nos quesitos Conjunto, Coreografia, Traje e Beleza Estética.  Como novidade, o quesito “Make Up” foi criado exclusivamente para somar na avaliação das misses LGBTQIA+. 

Apuração e 2ª fase eliminatória - Após essa semana de apresentações, no dia 18 será realizada a primeira apuração de votos.  Apenas 18 quadrilhas, das 35 habilitadas, passarão para a próxima fase.  Nos dias 20, 21 e 23, as quadrilhas com as maiores pontuações darão continuidade ao concurso, e no dia 23, ocorre a última apuração e a premiação das 10 campeãs do Arraial de Belém 2024.

Programação deste domingo, 16

No Piano Palco - Concurso de Quadrilhas - 1ª fase eliminatória
19h - Fuzuê Junino
19h40 - Explosão Junina de Val de Cans
20h20 - Rosa Vermelha
21h - Império Junino de Outeiro
21h40 - Cristal Junino
22h20 - Pipocando Junino
23h - Impacto Junino
23h40 - Rainha da Juventude
00h20 - Renovação de São João

Na Cuia Acústica

18h30 - Ponto De Cultura Tupi Kawahiva (Toada)
19h20 - Associação Cultural E Desportiva Trilhas Da Amazônia (Parafolclórico)
20h20 - Ponto De Cultura Companhia De Expressões Culturais Etnias Da Dança (Toada)
21h20 - Boi Bumbá Prenda De São João (Boi Bumbá)
22h20 - Grupo De Carimbó Parásileiros (Carimbó)
23h20 - Grupo Parafolclórico Vaiangá (Parafolclórico).