Previdência Municipal homenageia novos aposentados, do mês de julho
A Prefeitura de Belém, por meio da BELÉMPREV, prestou orientações e rendeu homenagens aos novos aposentados da Previdência Municipal, nesta quarta-feira, 17, em evento do Projeto O Futuro Chegou, realizado no auditório da autarquia. Informações sobre pagamento dos benefícios previdenciários; direitos e deveres; projetos oferecidos aos segurados; e receitas e despesas, entre outros assuntos, estiveram em pauta no encontro.
Na ocasião, os ex-servidores receberam as portarias de aposentadoria e certificados de agradecimento pelos serviços prestados à sociedade. O Projeto tem por objetivo contribuir com a adaptação dos recém-aposentados à nova etapa de vida e integrá-los à nova instituição, a BELÉMPREV, onde terão atendimentos a partir de agora.
Após as boas-vindas da servidora Clenice Soares, coordenadora do projeto, a presidenta da BELÉMPREV, Edna D’Araújo, apresentou aos novos aposentados números atualizados das finanças do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Belém, como despesas com folha de pagamento de aposentados e pensionistas; valores das receitas para garantia do pagamento dos benefícios previdenciários; valores do aporte financeiro repassado à autarquia pelo ente municipal (Prefeitura), recursos provenientes de compensação previdenciária, entre outros dados. O servidor Diogo Costa apresentou informações sobre o calendário de pagamento e outros serviços previdenciários disponíveis na autarquia.
Cidadania
Em seguida, a assistente social Heloísa Pinto falou sobre outro projeto da BELÉMPREV – o Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria - que desenvolve ações educativas, como oficinas, palestras e atividades culturais, voltadas à qualidade de vida e à criação de novos projetos aos aposentados.
Por fim, o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação, Dhony Vale, deu orientações sobre o funcionamento do aplicativo Meu RPPS, ferramenta tecnológica da Previdência Municipal de Belém, pela qual os novos segurados poderão realizar a Prova de Vida de modo on-line (à distância), além de poder consultar o Comprovante de Rendimentos (Cédula C) e o contracheque; agendar perícia médica; acompanhar processos que estejam em tramitação na autarquia, entre outros serviços digitais.
Prêmios
A titular da BELÉMPREV destacou ainda o trabalho da gestão da entidade focado na garantia de um atendimento de qualidade ao público. “Aqui, temos uma premissa que é 'trate o outro como você quer ser tratado'”, salientou Edna D’Araújo. Como resultado, a autarquia conquistou a certificação de nível 2 do Pró-Gestão concedida pelo Ministério da Previdência Social como reconhecimento pelas boas práticas na área previdenciária.
A BELÉMPREV recebeu também o prêmio de 6º melhor RPPS em responsabilidade previdenciária, entre as 2,5 mil instituições previdenciárias no Brasil, e recebeu a Medalha do Mérito Previdenciário concedida pelo Governo do Estado. As premiações foram entregues durante o congresso nacional da ABIPEM (Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais), realizado no mês passado, em Belém.
O projeto O Futuro Chegou recebeu elogios dos recém-aposentados. Para a professora aposentada Karla Pinheiro, “os esclarecimentos repassados durante o evento ajudaram bastante a entender esse novo momento que a gente está vivendo agora. Nosso agradecimento à gestão da BELÉMPREV por essa iniciativa e que ela continue acontecendo”, celebrou Karla.
“Foi um reconhecimento e tanto. Nunca esperava passar por um momento assim”, comentou o aposentado Everaldino Pinto.
"Um evento superimportante que nos esclareceu bastante sobre os novos passos que a gente vai dar a partir de agora”, ressaltou o também aposentado João Santana.
Já a professora aposentada Sílvia Gomes festejou a realização do projeto que, para ela, é uma marca importante da atual gestão: “Para humanizar e reconhecer o valor do servidor público, que antes precisava ir buscar a portaria de aposentadoria e agora recebe o documento no evento”.