Ação de educação para o trânsito da Prefeitura realiza 800 abordagens em praias do Outeiro, neste domingo, 21

Por Rosangela (SEMOB)  21/07/2024 13h50  13h50

Praia cheia e muita diversão. Porém, é importante se atentar para os cuidados no trânsito, principalmente, neste período de férias escolares, onde muitos buscam aproveitar as praias localizadas nas ilhas da capital paraense. Pensando nisso, a Prefeitura de Belém,  por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), realiza ação de educação direcionada aos veranistas que pegam estrada para curtir as praias nos balneários da cidade.

Neste domingo, 21,  os frequentadores das praias de Outeiro foram o público-alvo dessa atividade. Os agentes de educação fizeram 800 abordagens a banhistas das praias Grande e do Amor, com a distribuição de material com informações sobre segurança no trânsito. "É onde tem grande concentração de pessoas se divertindo e bebendo que acabam esquecendo das condutas seguras no trânsito", pontuou a agente de educação para o trânsito, Karime Rodrigues.

Ir e vir com segurança

Segundo a agente, o objetivo dessa atividade educativa é o de lembrar a importância da segurança no trânsito. "Antes e depois da diversão tem o ir e vir no trânsito, seja como pedestre, ciclistas, motociclistas e condutores de automóveis. Então, é importante se divertir com segurança e responsabilidade", explicou.

"O direito de ir e vir deve ser  respeitado. Temos que ter responsabilidade para que o trânsito seja mais seguro e humano", opinou a diarista Francineide Correa. Ela mora em Ananindeua e foi aproveitar o domingo em Outeiro com o marido,  o pedreiro Cláudio Silva.

Diversão com responsabilidade 

"Quem tem carro, deve buscar  se divertir com segurança e responsabilidade. Portanto, se for beber, esteja acompanhado de alguém que não bebe, para dirigir. É importante se divertir e voltar tranquilo para casa", opinou o autônomo Nelito Mendes,  que curtia a praia junto com a esposa. 

Segundo ele, a regra é válida para todos. "O pedestre também tem que andar com segurança , prestar atenção e atravessar na faixa, com o sinal fechado para os veículos", observou.

Respeito à coletividade 

"Um trânsito seguro depende da consciência de cada um. Às vezes, a pessoa dirige de forma segura, porém outros condutores, não. Portanto, temos que pensar na coletividade", defendeu a dona de casa Lídia Costa. Segundo ela, cada um deve ter consciência de seu espaço no trânsito e respeitar o espaço do outro, tanto os condutores de carro e de moto, como o pedestre e ciclistas.

Aproveirando o fim de semana para ganhar um extra no orçamento, como mototaxista, o trabalhador de reciclagem, Luciano Ferreira, considera a importância de se ter responsabilidade no trânsito. "É importante dirigir com atenção, respeitar e proteger os cidadãos, principalmente, os pedestres".