Consultórios odontológicos da rede municipal de saúde recebem equipamentos adequados a pessoas com deficiência

Por Jeniffer (SESMA)  29/07/2024 15h55  15h55

O adolescente Gilberto Ferreira, 15 anos, experimentou a nova cadeira odontológica do Centro de Especialidades Médico-Odontológicas (Cemo), da Secretaria de Saúde de Belém (Sesma), na última quinta-feira, 25. O paciente tem a síndrome epidermólise bolhosa distrófica e precisa de atendimento especializado.
“A cadeira é maior, mais confortável e ele está mais à vontade para fazer o tratamento odontológico. Aqui recebemos um tratamento diferenciado com a devida atenção aos cuidados que são necessários por conta das condições de saúde dele”, avalia Marilândia Teixeira Ferreira, 34 anos, mãe do Gilberto, que frequenta o Cemo há cerca de dois anos.

Novos equipamentos estão sendo instalados nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias Saúde da Família (ESF). A última a receber nova cadeira, o compressor de ar e o autoclave (esterilizador) foi a ESF do bairro do Souza, onde os equipamentos foram instalados na última sexta-feira, 26.

“Este ano já adquirimos 30 novas cadeiras odontológicas, 30 compressores e 30 autoclaves, que estão sendo utilizados para substituir equipamentos que estejam com estado de conservação ruim ou obsoletos”, esclarece a Referência Técnica (RT) de Saúde Bucal da Sesma, Ceci Baker.

Necessidades especiais

As pessoas que têm necessidade de serviço odontológico especial, como as Pessoas Com Deficiência (PCDs) ou que têm síndromes específicas, como o Gilberto, são encaminhadas pelas UBS’s e ESF’s para os CEO’s, onde existem consultórios com profissionais especializados para esse atendimento. No Cemo, o Gilberto é atendido pela odontóloga Larissa Lobato, especialista em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (OPNE).

Ela enfatiza que essas pessoas precisam de estrutura, equipamentos e materiais que atendam cada uma de suas necessidades. “A nova cadeira é de um modelo adequado para o atendimento dessas pessoas, que precisam de conforto e uma estrutura física condizente para que sejam atendidas da melhor maneira possível”, diz a odontóloga.

Larissa destaca que são atendidas pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, visual e múltipla. No caso específico do Gilberto, ela ressalta o uso do laser de baixa potência nos cuidados bucais, tratando e prevenindo a formação de bolhas em caso de atrito durante o tratamento odontológico. A síndrome do paciente é rara e provoca bolhas na pele a qualquer toque ou trauma.
“Ter cadeiras confortáveis e outros equipamentos, como o laser, que auxiliam no atendimento, é fundamental para a melhor qualidade do serviço que prestamos à população”, finaliza a dentista.

CEO's

Além do Cemo, a Sesma tem consultórios para pacientes com necessidades odontológicas especiais nos demais CEO's: Guamá, Marambaia e Mosqueiro (Maracajá). Cada um deles recebeu pelo menos um novo equipamento odontológico este ano. Os Centros recebem pacientes encaminhados das unidades básicas e funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Ceci Baker ressalta que todas as unidades de saúde têm consultórios odontológicos, que atendem também as PCD's. “Esses pacientes passam por avaliação do profissional da unidade, que os encaminha, se for o caso, para o atendimento especializado”, esclarece a RT.