Moradores de Mosqueiro começam a receber cartões Passe Fácil solicitados no Posto Itinerante em junho
No primeiro dia de entrega do cartão Passe Fácil, na Escola Remígio Fernandez, no bairro Vila, Mosqueiro, foram 111 cartões de meia-passagem e Sênior entregues, no horário de 9 às 13 horas. A entrega começou a ser feita nesta terça-feira, dia 6 de agosto e vai até quarta-feira 7, na escola localizada na Vila. Na quinta-feira, 8, a entrega dos cartões será feita no Carananduba, na Abel Martins, aos que solicitaram o Passe Fácil naquela escola.
No mês de junho, durante a semana de 24 a 28, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), transferiu o posto de Atendimento da Semob para Mosqueiro. Nos dias 24 e 25 de junho as atividades ocorreram na escola Abel Martins e nos dias 26, 27 e 28 de junho o posto funcionou na escola Remígio Fernandez, na Vila.
Temporária - A prestação do serviço de emissão de cartões Passe Fácil é de responsabilidade da Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (COAU) da Semob, com a parceria do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel). A coordenadora da COAU, Patrícia Ellen da Conceição, considerou de vital importância a transferência do posto de atendimento Passe Fácil para Mosqueiro, durante uma semana em junho, porque possibilitou atender 663 pessoas na emissão da carteira de meia-passagem e, inclusive, cartão Sênior.
"A ideia era emitir somente a meia-passagem, mas não deixamos de atender o idoso que compareceu ao posto solicitando o serviço e ainda atendemos casos de alunos que solicitaram a meia-passagem em outras ações e não foram apanhar na data marcada e agora estão tendo a oportunidade de receber", explicou a coordenadora.
Comodidade e agilidade - "Com comodidade, a população de Mosqueiro pode solicitar e receber o documento próximo de casa, sem necessitar se deslocar até o posto da Aldeia Cabana, na Pedreira, evitando gasto de dinheiro e de tempo no trânsito", reforçou a coordenadora.
A dona de casa Alzemira Soares, mora na Baía do Sol, e foi buscar a 1ª via da meia-passagem do José Heitor de 8 anos. “Valeu a pena. Foi tranquilo e rápido, tanto na emissão, como na entrega da meia-passagem”, pontuou.
“É complicado o deslocamento até a Aldeia Cabana, o Posto Passe Fácil aqui em Mosqueiro facilitou bastante. Atendimento rápido e organizado” contou a diarista Rosângela Martins, que foi buscar a 2ª via da meia-passagem da filha Sara Martins.
A dona de casa Graciana Silva também é da mesma opinião. “Solicitei a meia-passagem dos meus filhos no último dia. Porém, o atendimento no Posto foi rápido, tanto para solicitar, como para receber”, disse a mãe da Raquel,11, e do Samuel,8.
Os irmãos Kaylane Vitória, 9, Kayque 11 também receberam a carteirinha estudantil nesta terça-feira. Eles moram na Vila, bem perto da escola Remígio Fernandez. “Evitamos o sufoco no trânsito e economizamos com a passagem”, pontuou a mãe das crianças, a dona de casa Andréa Cristina Almeida.
Atendimentos – Nesta terça-feira, 6, de 9 às 13 horas, foram entregues 111 cartões Passe Fácil, sendo que, da meia-passagem, foram 88 cartões de 1ª via e 13 cartões de 2ª via, nove cartões Sênior e um caso de biometria facial.
No mês de junho durante o funcionamento do posto, na Escola, Remígio Fernandez, foram realizados 427 atendimentos, sendo 121 na quarta-feira, 26; 156, na quinta-feira, 27, e 150 na sexta-feira, 28.
Desse total, nos três dias foram emitidos 287 cartões de meia-passagem (1ª e 2ª vias), 16 cartões Sênior, 29 casos de biometria facial, 85 informações em geral (estudantes sem documento ou não informado no sistema), além de 10 alunos que deixaram de buscar a meia-passagem em ações anteriores e devem receber agora em agosto.