Posto de Informações Turísticas de Belém no aeroporto de Val-de-Cans tem retorno previsto para setembro
Visitantes poderão tirar dúvidas sobre a cidade com agentes turísticos, além de acessar informações em materiais físicos e eletrônicos.
A retomada definitiva do Posto de Informações Turisticas (PIT) no aeroporto internacional de Val-de-Cans, prevista para o mês de setembro, foi alinhada entre a Secretaria de Turismo de Belém (Belemtur) e a Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária que administra o aeroporto. O objetivo dos Postos de Informações Turísticas é recepcionar o visitante, apresentando a ele os pontos turísticos da cidade, curiosidades sobre a cultura local, patrimônio histórico, fauna, flora, artesanato e gastronomia, além de materiais informativos, como o Mapa da Cidade de Belém.
O coordenador comercial da NOA, Tiago da Luz e Souza, destacou o interesse da administração do aeroporto em reassumir o convênio com a Belemtur, a fim de colocar novamente à disposição da Secretaria de Turismo um espaço físico para o PIT, que atenderá o turista nas dependências da sala de desembarque.
Segundo ele, a presença da Belemtur será uma forma de agregar serviços essenciais ao aeroporto, uma vez que a proposta central é recepcionar bem todos que chegam à capital. “A gente tá pensando em receber mais de cem mil passageiros extras durante esse período. Então precisamos acolher essas pessoas. A gente precisa orientar, porque nós somos a porta de entrada da cidade”, pontuou Tiago Souza.
Junto ao Posto de Informação, a Belemtur também contará com um totem eletrônico, no qual o visitante poderá obter informações e descobrir pontos de interesse sobre a capital paraense de forma mais interativa. Segundo o diretor-geral da Belemtur, Nairon Gaia, o totem eletrônico será uma ferramenta essencial nessa retomada. “O totem interativo vai reforçar essa ideia da Belemtur de ter esse posicionamento melhor como secretaria, para trazer um turismo mais agradável e receptivo”, esclarece.
Tais iniciativas, além de orientar melhor o turista, serão ferramentas eficazes, pensadas para o segundo semestre de 2024, quando Belém sediará vários eventos importantes, como reuniões do G-20 e o Círio de Nazaré, em outubro. “A gente tá com um desafio de pouco tempo, de tentar não só reestruturar aqui dentro, como lá fora e trazendo inovações como os totens, a gente tá pensando em reestruturar o turismo”, completa Nairon Gaia.
Além disso, o acordo entre a Secretaria de Turismo de Belém e a Norte da Amazônia Airports, se estabelece como um acordo permanente, uma vez que visa atender às demandas dos viajantes no aeroporto internacional de Val-de-Cans, durante a COP-30, em 2025.