Fiscaliza Belém registra diversos procedimentos disciplinares por causa de crimes ambientais na cidade
Há pouco mais de 20 dias atuando na fiscalização para combater ocorrência de crimes ambientais e descarte irregular de lixo na capital paraense, as equipes de trabalho do Fiscaliza Belém, já realizaram cerca de 22 procedimentos disciplinares, entre aplicação de multas e apreensão de veículos.
O relatório feito pelo grupo Fiscaliza Belém aponta que no período de 8 a 31 de agosto foram realizadas nove apreensões de veículos e aplicadas oito multas, sendo que cinco delas foram feitas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e três pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), além de uma pessoa conduzida para uma unidade policial, outra encaminhada à rede de assistência social municipal e registrar denúncia à Corregedoria da Polícia Militar do Pará, sob suspeita de agentes da instituição tentarem impedir o trabalho das equipes do programa municipal.
O Fiscaliza Belém reúne diversos órgãos municipais e, diariamente, está nas ruas da cidade para evitar crimes ambientais e promover a educação ambiental junto à população. É importante ressaltar que as ações educativas do grupo estão a cargo das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e Saneamento (Sesan). Já as ações para combater crimes ambientais e descarte irregular de lixo são de competência da Semob e Semma.
Canais de Denúncia
A população é a principal parceira do Fiscaliza Belém, porque é a partir dela que os crimes ambientais são denunciandos. Para isso, basta que o cidadão entre em contato com o grupo pelo Disque Denúncia da Guarda Municipal de Belém: o 153, que funciona por 24 horas. Um aplicativo para celular do Fiscaliza Belém está sendo desenvolvido e, no momento, está na fase de teste para ser mais um canal de denúncia, com recebimento de fotos e vídeos de crimes ambientais que for flagrados na cidade.
Fiscaliza Belém
O programa foi criado em agosto passado pela Prefeitura de Belém, com o intuito de intensificar a fiscalização de crimes ambientais, principalmente o descarte irregular de lixo na cidade, com o envolvimento de equipes multidisciplinares, formadas por agentes de diversos órgãos fiscalizadores e de segurança de Belém, que atuam 24h por dia e promover a consciência ambiental na população e a aplicação de atos disciplinares em casos de flagrantes de crimes ambientais.