Escola Municipal de Artes de Belém abre ao público a Exposição Comida Cabocla nesta sexta-feira, 6
Para quem mora na área na área urbana e nunca viu uma casa de farinha, matapi (armadilha para capturar camarão e peixe pequeno), tipiti (espremedor artesanal de mandioca), rancho (moradia temporária) de pescador, o preparo artesanal do açaí ou um avuado (assamento na brasa) de peixe, a oportunidade é visitar a Exposição Comida Cabocla, que está à disposição do público, a partir desta sexta-feira, 6, na Escola Municipal de Artes de Belém, no prédio do Palacete Pinho, na Cidade Velha.
A mostra inclui fotografias e artefatos da cultura material alimentar, sobre os modos de plantar, pescar, colher, comer e viver das populações que vivem nas áreas rurais da Amazônia Atlântica paraense e dos territórios insulares de Belém.
As réplicas e as fotografias estão expostas no grande salão do prédio histórico e as visitas estão abertas para o público em geral e para estudantes e professores, que podem fazer agendamento em grupos com o pessoal do Nace e da Coejai.
A curadoria é do professor Miguel Picanço, titular da Coordenadoria de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Coejai) e conta com apoio do Núcleo de Arte, Cultura e Educação (Nace), vinculados à Secretaria de Municipal de Educação (Semec).
Para Miguel Picanço, o material em exposição explora “a ludicidade e a sensorialidade para despertar ou criar memórias de pertencimento que auxiliam no processo de aprendizagens com experiências pedagógicas e memórias afetivas”. Por isso mesmo, na abertura oficial da exposição, que ocorreu na noite de quinta-feira,5, os convidados especiais foram estudantes da Ejai das escolas municipais Honorato Filgueiras (Jurunas) e Parque Amazônia (Terra Firme), incluindo indígenas Warao.
A Exposição Comida Cabocla é mais uma etapa do projeto Alfabetização à Mesa desenvolvido pela Coejai, que tem a comida como identitária, como cultura e condutor do processo da cena pedagógica, que parte do conhecimento e vivências dos próprios estudantes e que já resultou na I Mostra de Sabores e Saberes, realizada em setembro de 2022.
A etapa seguinte foi o lançamento, em março do ano passado, dos volumes I e II do e-book “Sabores e Saberes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJAI, Comidas, Memórias e Afetos”. “O livro tem como propósito estabelecer o diálogo entre a cultura alimentar e a escolarização dos estudantes, carrega consigo histórias, afetos e memórias que foram documentadas nos volumes”, comenta Miguel Picanço.
Serviço:
Exposição Comida Cabocla
Local: Escola Municipal de Artes de Belém (Palacete Pinho)
Endereço: Rua São Boaventura, 856 (bairro da Cidade Velha)
Visitação: de 6 de setembro a 25 de outubro de 2024 (segunda a quarta-feira, das 19h às 21h e de quinta à sexta-feira, das 15h às 21h).
Agendamento de grupos via e-mails : nace@semec.belem.pa.gov.br e coejai@semec.belem.pa.gov.br