Codem realiza ações do Setembro Amarelo, mês de valorização da vida

Por Willys (CODEM)  06/09/2024 20h44  20h44

Com o intuito de cuidar, conscientizar e promover a valorização da vida durante o mês de Setembro, a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), por meio do da Diretoria de Suporte e Gestão de Pessoas (DSP), realizou, na manhã desta sexta-feira, 6, uma Ação de Autocuidado, com Aferição de pressão arterial, glicemia, massagem corporal e limpeza de pele, para os servidores da Companhia, em parceria com a Faculdade Ideal (Faci).

“O cuidado com nossa saúde deve ser permanente. Ser vigilante na medida em que vamos envelhecendo, por isso, toda e qualquer ação que promova a saúde é importante. Não só para ver se estamos bem, mas principalmente para podermos entender melhor sobre os cuidados que devemos ter”, disse Roberto Carlos Mesquita Noronha, servidor, 57 anos.

Bem-estar

“Hoje é o primeiro dia dessa ação, que a gente vai trabalhar o mês inteiro de setembro. É uma ação educativa, para lembrarmos de cuidar da gente mesmo, e nada melhor do que aliar o bem-estar físico com a saúde mental e trazer esse bem-estar para nossos servidores, por meio de ações coletivas, como palestras e de autocuidados”, informou Jaqueline Cunha, psicóloga da Codem.

Ação conjunta

Parceira da programação sobre o “Setembro Amarelo”, Daniely Cardoso, consultora comercial da Faci, destacou a importância da ação conjunta. “Estamos há dois anos realizando parcerias com a Codem, em diversos eventos. A parceria de hoje se dá da seguinte forma: a Faci vem, traz os seus alunos da graduação, com os serviços da área da saúde, e atendemos, sob orientação de um docente, com os cuidados básicos necessários, os servidores da Codem e, paralelo a isso, realizamos demonstrações dos nossos cursos de graduação e pós-graduação, para os interessados, com custos financeiro acessíveis”, disse.

A programação terá um segundo momento, na próxima sexta-feira, 13, com uma palestra sobre “Terapia comunitária com foco vivencial”, proferida pelo médico Leon Mourão, mestre em Saúde Coletiva (Faculdade de Medicina da USP) e médico de família e comunidade. Os dois eventos são alusivos ao “Setembro Amarelo” e tem como objetivo a valorização da vida.