Interdições e desvios de rotas e de itinerários de linhas garantem segurança viária durante desfile militar

Por Rosangela (SEMOB)  07/09/2024 20h13  20h13

Um efetivo de 34 agentes de transporte e de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) atuou na orientação aos condutores, incluindo de ônibus, organização do trânsito nos pontos de bloqueio para garantir a fluidez e segurança viária na área de concentração e local do desfile cívico-militar de 7 de Setembro. Centenas de pessoas participaram da solenidade,  alusiva às comemorações à Independência do Brasil. 

Desde às 5 horas da manhã a avenida Gentil Bittencourt foi interditada, entre a avenida Serzedelo Correa e travessa 9 de janeiro, para garantir a segurança na concentração das tropas. Porém, suas transversais ficaram liberadas, para a travessia dos veículos, como as avenidas Alcindo Cacela e Generalíssimo Deodoro e travessa Quintino Bocaiúva. 

Já a avenida Presidente Vargas, entre a avenida Marechal Hermes e rua Gama Abreu, bem como a avenida Serzedelo Corrêa, entre a rua Gama Abreu e a avenida Gentil Bittencourt, permaneceram totalmente interditadas para o acesso de veículos até o término do desfile. 

Grito dos Excluídos 

A Semob deu apoio na segurança dos participantes da 30ª edição do Grito dos Excluídos. A marcha saiu por volta de 10 horas, da  Praça do Boulevard da Gastronomia, seguindo pelo Boulevard Castilhos França até a Praça D.Pedro II, na avenida Portugal.

Os agentes orientaram o trânsito, interditando e liberando na medida em que a manifestação passava. A medida foi para organizar,  orientar e garantir a fluidez e a segurança viária.

Pontos de bloqueio 

O efetivo da Semob se posicionou nos seguintes cruzamentos: Av. Conselheiro Furtado x Tv. Benjamin Constant; Tv. Quintino Bocaiuva x Av. Conselheiro Furtado; Av. Assis de Vasconcelos x Rua Gaspar Viana; Av. Assis de Vasconcelos x Rua Municipalidade; Av. Assis de Vasconcelos x Av. Marechal Hermes; Av. Visconde de Souza Franco x Av. Marechal Hermes; Tv. Benjamin Constant x Rua Belém; Tv. Frutuoso Guimarães x Rua Gaspar Viana; Tv. Padre Eutíquio x Rua Gama Abreu; Tv. Padre Eutíquio x Rua Carlos Gomes;  Av. Almirante Tamandaré x Av. 16 de Novembro e Rua dos Mundurucus x Tv. Quintino Bocaiuva.

Outros demais pontos de bloqueio foram fiscalizados pelos órgãos de segurança, como a Guarda Municipal (GMB), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Polícia Militar do Estado (PMPA).

Segurança viária 

As interdições das vias de acesso à avenida Presidente Vargas, local da solenidade, e na área de concentração permitiu ao público o acesso seguro, o qual se deslocou para o local do desfile e das tropas para a concentração.

Os agentes de trânsito orientaram os condutores quanto às rotas alternativas, em função dos bloqueios, inclusive, moradores da área ou quem iria assistir a solenidade. Em geral, o trânsito foi desviado para a avenida Marechal Hermes, Boulevard Castilhos França, avenida Portugal, 16 de Novembro, rua dos Mundurucus  a destino.

Mudança de itinerários 

Todas as linhas que circulam pelas avenidas Presidente Vargas, Serzedelo Corrêa, Gentil Bittencourt, Nazaré e travessa Quintino tiveram seus itinerários alterados temporariamente. Agentes de transporte da Semob se posicionaram em pontos estratégicos para orientar os motoristas dos ônibus sobre os desvios temporários. 

No bloqueio da avenida 16 de Novembro, com a avenida Almirante Tamandaré, os condutores eram orientados a seguir direto e acessar a rua dos Mundurucus a destino. Na rua dos Mundurucus, com a travessa Quintino Bocaiúva, a orientação era o ônibus seguir direto na Mundurucus, pois, não poderia acessar a Quintino. Também houve orientação aos coletivos que transitavam na travessa Padre Eutíquio não adentrassem a rua Carlos Gomes.

As vias foram liberadas um pouco antes do meio-dia, após o encerramento do desfile. A operação ocorreu dentro da normalidade sem nenhuma intercorrência.