Praça no conjunto Marex recebe pontos de internet grátis da Prefeitura de Belém

Por Victor (COMUS)  09/09/2024 20h38  20h38

A Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Tecnologia e Informação de Belém (Cinbesa), instalou os primeiros pontos de internet wi-fi grátis em logradouros públicos. A primeira praça a receber a tecnologia foi a Dom Mário Vilas Boas, no conjunto Marex, no bairro Val-de-cans.

O espaço recebeu dois pontos de wi-fi, instalados por meio de fibra ótica. Os pontos permitirão, cada um, mais de 500 acessos simultâneos. Para acessar, a prefeitura vai instalar placas com QRCode em alguns locais da praça, onde será possível, por meio do smartphone, apontar pra esse QR Code e acessar o link da plataforma do Conecta Belém para colocar o e-mail de identificação.

Qualidade para todos

“Estamos colocando a internet livre de qualidade para todos, em torno da praça, para acesso de toda a comunidade, sejam os comerciantes, seja o pessoal do lazer, o pessoal que mora em torno para poder estudar, poder ter algum tipo de inclusão digital”, explicou o presidente da Cinbesa, Antônio Paracampo. 

Já foram colocados os dois rádios nos postes e, segundo a Cinbesa, até esta quarta-feira, 11, será realizado o teste final, para, em seguida, liberar o acesso. Esse é o primeiro dos 100 pontos que receberão internet livre da Prefeitura de Belém. As praças Batista Campos, da República, além de diversas praças na periferia da cidade receberão o wi-fi.

Ajuda imensa

Vendedor de bombom e água, o comerciante Nazildo de Freitas, 59 anos, atua há 30 anos na praça Dom Mário Vilas Boas. Para o comerciante será muito importante a internet grátis. “Vai ser uma ajuda imensa para o meu trabalho. Às vezes, minha máquina de cartão falha por causa da internet, e acabo perdendo a venda. O pix também precisa e, às vezes, as pessoas não têm um bom acesso”, conta o vendedor.