Centro de Convivência Municipal promove atividades de lazer e bem-estar para a 3ª idade

Por Maura (FUNPAPA)  10/09/2024 12h17  12h17

Uma visita guiada e monitorada ao Centro de Ciências e Planetário do Pará foi uma mudança de rotina para um grupo formado por 30 idosos do Centro de Convivência Municipal para a 3ª Idade Zoé Gueiros, que esteve no local na última sexta-feira, 6. Programações externas para ampliar a interação social e proporcionar novas experiências fazem parte da política de assistência social vivenciada pelas pessoas atendidas no centro de convivência do município de Belém.

Para ter acesso aos serviços oferecidos no Zoé Gueiros, os idosos podem ser encaminhados por qualquer um dos 12 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de Belém, por meio dos serviços de convivência de cada unidade. A triagem é realizada pelas equipes dos Cras, onde é feito o trabalho do  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e de lá os idosos são encaminhados ao Zoé Gueiros.

O espaço oferece ao seu público-alvo atividades físicas e de recreação, socialização, cultura e artes. A unidade tem capacidade para atender 400 pessoas. Atualmente, cerca de 300 participam de forma ativa das atividades realizadas no centro, entre elas as de alongamento, funcional, funcional aquática, pilates, dança livre, seresta, recreação, artes manuais, fortalecimento e estímulo da memória.

Lazer e socialização

Durante a visita ao Planetário os idosos assistiram ao vídeo educativo sobre planetas e constelações projetado na cúpula e puderam observar experimentos de física e química, além de receber conhecimentos acerca da evolução humana e visitar a exposição sobre insetos, crustáceos e répteis no local.

“Nós amamos a programação que nos proporcionaram. Fomos tratados com muito carinho por todos e desejamos que mais atividades assim sejam feitas, pois respiramos novos ares e conhecemos novos lugares” destacou dona Esmeralda Lopes, usuária do Zoé Gueiros há 5 anos.

Zoé Gueiros - Fundado em novembro de 1994, o centro de convivência é um equipamento socioassistencial coordenado pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa) responsável pela gestão da política de assistência social do município de Belém. O Centro Zoé Gueiros tem como principal atribuição atuar para que sejam respeitados os direitos previstos no Estatuto do Idoso e na proteção e assistência social.

Para a coordenadora do centro de convivência, Gizely Rocha, “a proteção social das pessoas idosas deve ser um compromisso de toda a sociedade, e, sobretudo, deve ser considerado uma pauta importante a ser abordada na gestão pública”.

A atual gestão municipal tem pautado o envelhecimento populacional como um processo contínuo em que vários fatores são considerados para que se chegue à velhice com qualidade de vida. Para isso a Funpapa atua por meio da oferta de serviços que garantam condições de dignidade no processo de envelhecer, assim como o direito ao convívio e integração social e acesso à cultura e lazer.