Prefeitura de Belém orienta novos servidores sobre direitos e deveres

Por Erika (SEMAD)  18/09/2024 15h53  15h53

Sessenta e nove servidores da Prefeitura de Belém, recém-empossados em dez secretarias, e seus respectivos representantes do setor de Recursos Humanos participaram, na manhã desta quinta-feira, 12, da acolhida com orientações sobre o serviço público e sobre direitos e deveres de cada estatutário. O grupo foi recebido no auditório da Secretaria Municipal de Administração (Semad).

Muitos deles compartilharam relatos de suas experiências durante as primeiras semanas de trabalho e expressaram o orgulho de conquistar um emprego estável, cientes do compromisso de bem atender os contribuintes, os cidadãos da cidade. Já os servidores com décadas de atuação na prefeitura estimularam a dedicação por se manter estudando.

Secretarias

Os novos servidores estão lotados nas secretarias municipais de Administração (Semad), de Finanças (Sefin), de Habitação (Sehab), de Educação (Semec), Planejamento e Gestão (Segep), Saúde (Sesma), Urbanismo (Seurb) e Proteção e Defesa Animal (Sepda). E ainda na Procuradoria Geral do Município (PGM) e na Coordenadoria de Comunicação (Comus).

A secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, expôs um panorama de como a administração pública tem lidado com as demandas dos servidores nas mesas permanentes de negociação; convidou a todos a se integrarem ao ritmo mais ágil de liberação dos processos administrativos; propôs que acolham os estagiários durante a jornada de formação; apontou as oportunidades de qualificação que têm sido oferecidas por meio da Escola de Gestão Pública (EGP) e pela Universidade Livre da Amazônia (Ulam); e destacou a importância de se construir uma cultura arquivística consistente no município. “Parabéns pela conquista e desejo que sejam felizes nesta nova etapa da vida de vocês”, finalizou a secretária.

O advogado Leonardo da Silva Guedes, do Núcleo Setorial de Assuntos Jurídicos, abordou alguns dos principais aspectos da Lei nº 7.502, de 20 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Belém, dirimindo as dúvidas expressas pelos participantes da acolhida.