Linhas de ônibus urbanos são fiscalizadas pelo município para assegurar acessibilidade à população

Por Rosangela (SEMOB)  12/09/2024 16h24  16h24

A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), realiza fiscalização nos terminais de linha de ônibus para verificar se há acessibilidade para os passageiros com dificuldade de mobilidade (pessoas com deficiência, idosos, enfermos).

De 12 de agosto até 6 de setembro de 2024, já foram fiscalizadas 26 linhas das 12 empresas que compõem o sistema de transporte coletivo por ônibus de Belém. A fiscalização continua nas demais linhas dessas empresas.

Além do elevador, itens como idade do veículo e licenciamento na Semob também estão sendo fiscalizados. As empresas com veículos reprovados por qualquer um dos itens, ou todos eles, foram autuadas e devem passar por nova vistoria. Até o momento, foram lavrados 350 autos.

Canais de atendimento - A Semob orienta que o usuário formalize à Ouvidoria - denúncias relacionadas à acessibilidade no transporte de ônibus - pelo site: semob.belem.pa.gov.br, acessando a aba da Ouvidoria, pelo e-mail (ouvidoria.semob@cinbesa.com.br) ou pelo WhatsApp (91) 98415-4587 (apenas mensagem de texto).

É importante informar a data, hora, local, o código alfanumérico (número que fica na lateral e parte traseira do ônibus) e relatar a situação denunciada, para possibilitar que os agentes de transporte possam identificar empresa e operadores, averiguar a denúncia e tomar providências.