Comunidade escolar recebe treinamento para ampliar a conscientização sobre a surdez

Por Luis (SEMEC)  16/09/2024 16h23  16h23

A Prefeitura de Belém  iniciou a programação da campanha Setembro Surdo na manhã desta segunda-feira, 16, com objetivo de ampliar a conscientização sobre a surdez na Escola Municipal de Educação no Campo São José, localizada na Ilha Grande.

A programação é desenvolvida pelo Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes( CRIE), da Secretaria de Educação (Semec), com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a surdez. Os profissionais da escola receberam formação sobre os desafios na educação de crianças com deficiência auditiva.

Durante este mês, o CRIE realizará várias atividades que envolvem estudantes, professores, servidores municipais e a comunidade, através de palestras, distribuição de material, oficinas de Língua Brasileira de Sinais (Libras), apresentação cultural e uma caminhada com pessoas de todas as instituições que trabalham com a pessoa surda.

Contribuição - O professor da sala de recursos multifuncionais da Escola São José, Joniel Costa, acredita que a programação vai contribuir com os trabalhos que já são realizados na educação dos estudantes com deficiência na sala multifuncional. "O aprendizado que fica, vai ajudar a gente, que trabalha nas salas multifuncionais, a colaborar para uma vida e aprendizado melhor para esse estudante com deficiência e, ao mesmo tempo, conscientizar as pessoas sobre a criança com surdez", comentou o educador.

Atualmente, quinze alunos com surdez, três com deficiência auditiva e três com surdocegueira estão matriculados na rede municipal de educação. Para dar apoio a esses estudantes, a Prefeitura contratou professores de Libras para as salas de recursos multifuncionais das escolas polos. E transformou a Escola Municipal Walter Leite Caminha, no Bengui, na primeira escola bilíngue para surdos em Belém.

"É necessário que o estudante surdo se alfabetize na sua língua materna que é a Libras. Por isso, a Prefeitura contratou vários profissionais formados para trabalhar com o estudante surdo, e criou a primeira escola bilíngue para surdos em Belém", reitera a coordenadora do Crie, Tatiana Cristina Vasconcelos.

 Programação 

No dia 24, o evento será em Mosqueiro na Escola Municipal Anna Barreau, com oficina de Libras e elaboração de um mural com sinais específicos do distrito. Na Escola Walter Leite Caminha, a programação será no dia 25 com uma apresentação cultural aos alunos do polo bilíngue.

No dia oficial do surdo, 26 de setembro, o CRIE realizará um evento voltado aos estudantes com surdez das escolas municipais. Uma grande caminhada está marcada para o dia 29 na praça da Batista Campos. Essa atividade reunirá todas as instituições que trabalham com a pessoa surda.

O dia 4 de outubro marcará o encerramento da programação com palestra e apresentações sobre a Língua Brasileira de Sinais no auditório do Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), em Belém.