Minicidade do Trânsito teve programação aberta ao público neste sábado, 21

Por Amanda (SEMOB)  21/09/2024 17h02  17h02

Na manhã deste sábado, 21, a Minicidade Educativa de Trânsito contou com uma programação aberta ao público, para crianças de cinco até dez anos de idade. A atividade contou com a participação de 25 crianças e foi conduzida pela equipe de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), em parceria com o shopping IT Center. A dinâmica lúdica aconteceu como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que este ano conta com o tema “Paz no trânsito começa por você”.

Minicidade - Ocupando cerca de 80 metros quadrados, a Minicidade simula a via pública e seus espaços específicos, como a calçada, a ciclofaixa e a rua, assim como as sinalizações que movem o trânsito, tal como os semáforos, faixas de pedestres, faixas cidadãs, placas de sinalização, estacionamento especial para idoso/PCD.

Dinâmicas - A programação teve início às 9 horas e se estendeu até o meio-dia. As crianças chegaram aos poucos no espaço, acompanhadas de seus responsáveis, e bastava ver, de longe, a estrutura montada, que a animação tomava conta para iniciar a dinâmica.

A criançada primeiro fez o percurso da minicidade andando, conhecendo a área e recebendo explicações da equipe de educação sobre as placas de sinalização, o significado das cores dos semáforos e quanto aos espaços destinados a cada um envolvido no trânsito. Aprenderam a usar os itens de segurança, como o capacete e as condutas seguras a serem adotadas, seja pilotando a moto, conduzindo um veículo ou pedalando e, principalmente ao ser pedestre.

Educação no trânsito

Maria Eduarda, no papel de ciclista, e Elton, como condutor, logo entenderam a importância de obedecer a sinalização viária. Ao não respeitar a sinalização de PARE na via, quase ocasionaram uma batida. As crianças a princípio se espantaram, porém repetiram o percurso na Minicidade, dessa vez fazendo o correto: dirigindo e pedalando com atenção e parando onde era sinalizado, para que o outro pudesse passar em segurança.

O pequeno Guilherme Christo, correu para as bicicletas assim que chegou no espaço e ao entrar na Minicidade logo foi apontando para as placas e falando o que cada uma significava. “Aqui é muito bom, porque ele vai ter outras percepções do trânsito. O pai dele é ciclista, por isso ele escolheu logo a bicicleta na primeira volta. Agora, ele vai na moto e depois no carrinho, já vai ter outra noção. Ele ficou todo animado”, comentou a tia de Guilherme, Mônica Cristo, que também ficou encantada com a estrutura das atividades.

Samara Costa levou o filho, o pequeno Tiago, para participar da atividade. Para ela, é muito importante que as crianças tenham esse contato desde cedo com situações que irão se deparar no futuro, sendo inclusive, uma forma de preparar um bom condutor desde cedo. “No carro do pai, ele tem a visão de um passageiro, aqui ele se torna o motorista e percebe que é diferente. Ele fica bem atento ao semáforo para só começar a dirigir no sinal verde e para quando fica vermelho”, comentou Samara.

Brincando e aprendendo

Além da Minicidade, os participantes contaram com jogos educativos, onde as crianças aprenderam sobre as sinalizações de trânsito ao brincar de Amarelinha e jogo da velha, o Jogão Educativo, que tem formato de um grande tabuleiro e conta com desafios sobre regras e boas condutas para se adotar no trânsito e atividade educativa com uso de cartilha para pintura com regras de segurança viária.

Alguns responsáveis também aproveitaram para brincar um pouco com seus filhos, como foi o caso do autônomo Josafá Portal, pai de Maria Cecília. Segundo ele, “o espaço é ótimo para dar uma noção prática de como o trânsito funciona e é bem diversificado, reforça bastante o que aprendem em casa e na sala de aula sobre o trânsito. Ela já vai chegar em casa falando tudo o que aprendeu aqui”.