Professores da rede municipal participam de formação sobre ensinos e saberes das linguagens amazônicas
400 professores de Língua Portuguesa, Literatura e anos iniciais do ensino básico da rede municipal de Educação participam do 1º Congresso Panamazônico dos Professores de Língua, Linguagem e Literatura da Educação Básica (1º Cllimaz) e do 2º Encontro dos Egressos do ProfLetras da Universidade Federal do Pará (2º Letrasvivaz), no Centro de Convenções Benedito Nunes, na UFPA. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) garantiu a participação dos profissiionais de educação no evento, como uma forma de contribuir na qualidade do ensino nas escolas municipais.
Durante os quatro dias de programação, os professores poderão participar de videoconferência, palestras e de grupos temáticos relacionando a importância do ensino com a escrita, língua, discurso, literatura, linguagem, gêneros literários, gramática, línguas de sinais, tradução, interpretação de línguas, decolonialidade, produção cultural, oralidade, gêneros, texto e a variação linguística, entre outros.
Professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Vanda Célia, Gláucia Antunes, participa do encontro e afirmou que toda experiência adquirida vai ajudar na sala de aula com os estudantes. "O que eu acho interessante no evento é a socialização do conhecimento que vai sair da academia e vai chegar até a escola. Toda essa experiência acaba sendo muito rica e contribui para nossa formação e em nossa atuação na sala de aula", comentou.
Formação continuada na Amazônia
Com o tema, "Ensinos e Saberes das Linguagens na Amazônia: entre vozes que gritam e a floresta que se levanta", o encontro reúne mais de 1.100 professores da educação básica e superior da região Panamazônica no período de 24 a 27 de setembro.
"O 1º Cllimaz tem a intenção de promover a interlocução entre os diferentes profissionais da educação básica, pensar o ensino da linguagem para além da gramática tradicional e das variantes prestigiadas da língua portuguesa”, explica o presidente do 1º Cllimaz e do 2º Letrasvivaz, professor Marcos Cunha.
Ele ressaltou, que o 2º Letrasvivaz viabiliza a formação continuada dos docentes da rede pública fundamental e básica a que se propõe o Programa de Mestrado Nacional.
O secretário municipal de Educação em exercício, Diogo Souza, participou nesta terça-feira, 24, da abertura do evento, que é coordenado pelo programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras). "Esse evento enriquece os nossos professores de conhecimento e contribui na construção de um ensino de qualidade na rede municipal. Dessa maneira, a Semec apoia a participação deles hoje e nos próximos que virão", informa Diogo.
Durante a programação do evento serão lançados 20 livros sobre literatura e linguagens de vários autores brasileiros.