Operação de trânsito e reforço da frota de ônibus garantirão acesso tranquilo aos locais de prova do Enem

Por Lírio (SEMOB)  01/11/2024 18h34  18h34

Para garantir a fluidez nos acessos aos principais locais de provas e a segurança dos candidatos do Enem, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), designará equipes de agentes de trânsito para fiscalização e orientação do trânsito nestes locais. A operação será realizada nos dois domingos de aplicação do Enem, dias 3 e 10 de novembro. Serão mobilizados 18 agentes de trânsito e 9 viaturas para fiscalização, principalmente de estacionamento irregular e fila dupla, e orientação aos condutores e pedestres. 

Operação de trânsito

De 9h às 14h, a Semob posicionará uma viatura e dois agentes organizando o fluxo em cada acesso aos locais de prova, como o Colégio Ideal, no cruzamento da rua dos Mundurucus com a rua dos Tupinambás; no acesso à Universidade da Amazônia (Unama), no cruzamento das avenidas Pedro Miranda e Alcindo Cacela; no cruzamento das avenidas Governador José Malcher e Generalíssimo Deodoro; e avenida Visconde de Souza Franco com a rua Municipalidade.

Os principais corredores serão fiscalizados por meio de rondas com os agentes em viaturas. São eles: avenidas Almirante Barroso, Governador José Malcher, Nazaré, Gentil Bittencourt e Augusto Montenegro.

Reforço no transporte coletivo

Para garantir o acesso tranquilo e seguro dos candidatos aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Semob determinou às empresas de transporte público que reforcem a frota de ônibus nos dois domingos de aplicação do exame, utilizando a frota total, que opera em dias úteis.

Os agentes de transporte da Semob vão realizar operação especial de fiscalização nos terminais de linha e do BRT, para assegurar o cumprimento dessa determinação, sob pena de autuação em caso de descumprimento.

Em todo o país, o Enem conta com mais de 4,3 milhões de inscritos este ano, segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), responsável pela aplicação do exame. A capital do Pará teve 63.182 candidatos inscritos no exame.

Fique atento aos horários

Nos dois dias de provas, os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, no horário de Brasília. O início das provas está previsto para às 13h30. Já o horário de término das provas no primeiro dia, será às 19h e, no segundo dia, às 18h30.