Diretores da Rede Municipal de Ensino de Belém iniciam reuniões distritais de avaliação da gestão 2021-2024
A Secretaria Municipal de Educação (Semec) deu início às reuniões distritais com os diretores das escolas da rede municipal de ensino, com o objetivo de realizar um balanço sobre os quatro anos de gestão educacional, que se iniciou em 2021. O primeiro encontro aconteceu nesta sexta-feira, 1º, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lauro Chaves, no Distrito de Mosqueiro.
As reuniões, que vão ocorrer em todos os distritos, têm como propósito avaliar as ações realizadas durante o período de gestão, com foco no aprimoramento dos processos pedagógicos, na infraestrutura escolar e na valorização dos profissionais da educação. Ao promover um diálogo direto com os diretores, a Semec visa fortalecer os avanços da atual gestão municipal.
Gestao participativa
A secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, destacou a importância dessas reuniões para o fechamento de um ciclo de gestão participativa. Ela ressaltou o papel fundamental dos diretores na condução das escolas, a valorização do educador e da gestão participativa.
“É fundamental ouvir diretamente aqueles que vivem o cotidiano das escolas e que conhecem, de forma aprofundada, as demandas e particularidades de cada unidade. Esse balanço é um momento de troca e de reconhecimento do trabalho de todos que contribuíram para o fortalecimento da nossa rede, além de ressaltar a importância de cada gestor, para que se possa continuar a lutar por todos os avanços construídos na gestão do prefeito Edmilson Rodrigues”, afirmou a secretária.
A diretora de Educação, Jaqueline Rodrigues, esteve no encontro e destacou o papel da rede municipal de ensino. “Foi um momento muito próximo com todos da rede municipal. Avançamos em vários pontos, e temos esse sentimento de proximidade entre todos e de propriedade que, diferente de gestões anteriores, não havia o acesso entre os gestores das escolas com os diretores internos da Semec Sede. Hoje deixaremos uma rede municipal conectada e participativa”, pontuou Jaqueline.
Trabalho, diálogo e união
O diretor da escola Municipal Anna Barreau, Jackson Junior, afirmou que a gestão foi marcada pelo diálogo. “Nós vimos o trabalho e a união no trabalho desenvolvido pela Semec, no processo de eleição de diretores, na consolidação da autonomia das escolas, das reuniões e formações. Então, espero que continuemos tendo acesso a esta equipe de gestão, que possamos ter esse contato contínuo que facilite a gestão das escolas. Nós agradecemos muito a tudo que pôde ser feito nesta gestão pela nossa rede municipal"
As próximas reuniões distritais darão continuidade a esse processo de diálogo e avaliação, buscando consolidar as conquistas dos últimos quatro anos e projetar os novos caminhos para a educação municipal.