Movimento intenso nos cemitérios públicos marca o Dia de Finados em Belém
Neste sábado, 2 de novembro, Dia de Finados, a Prefeitura de Belém preparou os cemitérios Santa Izabel, no Guamá, e São Jorge, na Marambaia, para receber os familiares e amigos que, em memória, prestam homenagens a seus entes queridos. Com ações coordenadas pelas secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), Economia (Secon), Saneamento (Sesan), Guarda Municipal de Belém (GMB) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), os espaços receberam uma força-tarefa de limpeza.
Expectativa de visitação
De acordo com o Departamento de Administração de Necrópoles (Dane) da Seurb, 40 mil pessoas devem circular no Santa Izabel, onde há 50 mil sepulturas, e 25 mil visitantes no São Jorge, que conta com 25 mil sepulturas. O funcionamento de ambos os cemitérios neste Dia de Finados será das 7h às 17h. Já para quem preferir prestar as homenagens no domingo, 3, o horário é das 8h às 13h.
Comércio local
Apesar da movimentação intensa, logo pela manhã, no cemitério Santa Izabel, no bairro do Guamá, as vendas ainda não tinham atendido a expectativa dos comerciantes da área. "Em relação aos anos anteriores, o movimento está mais fraco. Mas esse período em que as pessoas vêm homenagear os parentes é um período que a gente ganha o nosso extra", contou a vendedora Maraisa Monteiro, de 40 anos, que acompanha a mãe, Maria do Rosário, de 59 anos, na comercialização de flores e arranjos em frente ao cemitério Santa Izabel.
Força-tarefa para segurança e limpeza
De acordo com o administrador do cemitério São Jorge, Renato Fonseca, a movimentação no local começou na quinta-feira, 30. Um força-tarefa foi realizada pela Prefeitura de Belém para manter o espaço limpo e seguro aos visitantes. "No cemitério São Jorge, houve reuniões com secretarias para que o cemitério pudesse estar limpo, possibilitando que os familiares chegassem às sepulturas e fizessem suas homenagens aos entes queridos. Essa limpeza começou há 30 dias", disse.
Ações de saúde e prevenção contra a dengue
Tadeu Moraes, membro da equipe de Coordenação de Educação e Saúde dos Distritos Administrativos de Belém, destacou que estão sendo realizadas orientações educativas nos cinco cemitérios municipais sobre a prevenção contra a dengue.
"Estamos orientando os visitantes para que não deixem recipientes plásticos dentro dos cemitérios, pois com a chuva, isso pode acumular água e gerar focos do mosquito. Realizamos visitas, a cada 15 dias, nesses locais, para tentar eliminar a quantidade de focos que surgem", explicou Tadeu.