Presidente da Funpapa visita unidades da rede de assistência social
Gestor pretende ver de perto as condições da rede socioassistencial para tomada de decisões sobre investimentos e prioridades, que já incluem realização de concurso público, parcerias e ações integradas para fortalecer e melhorar os serviços prestados à população.
O presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Arthur Houat, iniciou uma série de visitas para conhecer de perto a estrutura socioassistencial da rede municipal de Belém, nesta sexta-feira, 24. O trabalho começou pelos centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do Aurá e de Mosqueiro, e centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Mosqueiro e Icoaraci, para obter informações mais detalhadas sobre as condições e necessidades de cada unidade.
"Conhecer a instituição por relatórios e fotos não baliza, de forma segura, uma tomada de decisão. Precisamos ter a clareza de que, somente indo conhecer cada espaço é que poderemos montar um plano de gestão eficiente e capaz de garantir dignidade, tanto ao usuário como ao trabalhador que vem sendo penalizado ao longo do tempo", destacou o presidente, Houat.
Rede de Assistência Social
A Funpapa é responsável pela elaboração e execução da política de assistência social no município de Belém e dispõe de 43 equipamentos socioassistencias. A atuação se se divide em Proteção Social Básica (PSB), Proteção Social Especial de Média Complexidade (PSEMC) e Proteção Social Especial de Alta Complexidade (PSEAC), hoje, com uma série de desafios, tanto em questões estruturais das unidades, quanto orçamentária e de recursos humanos.
Investimentos prioritários
No pacote de ações já definidas para melhorar os serviços socioassistenciais prestados à população de Belém está a realização de um concurso público, a assinatura do termo de cooperação com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) Projetos para captação de recursos e construção de um prontuário único de dados, além de ações integradas com outras secretarias municipais em uma verdadeira força tarefa nos espaços da Funpapa. Essas ações são prioridade da atual gestão e incluem, ainda, um Processo Seletivo.
Para Maria de Nazaré Brito, educadora social da Funpapa há 31 anos, a presença do gestor é essencial para conhecimento da realidade dos trabalhadores e condições dos serviços prestados. O presidente da Funpapa aproveitou para conversar com servidores, agradeceu pelo comprometimento falou sobre como pretende conduzir e fortalecer a instituição com o apoio de toda a equipe. Arthur Houat seguirá um cronograma de visitas ao longo da próxima semana até concluir em todos os espaços.