Prefeitura, Ufra e Museu Emílio Goeldi debatem sobre o aumento de áreas arborizadas na capital paraense

Por Fabricio (COMUS)  21/11/2024 14h32  14h32

A Prefeitura de Belém, o Museu Emílio Goeldi e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) proveram, na manhã desta quinta-feira, 21, um debate sobre o processo de arborização na capital paraense, com a participação de pesquisadores e especialistas no assunto. 

O auditório do campus de pesquisa do Museu Goeldi foi o cenário para o debate, que tem por objetivo apontar os desafios para aumentar a arborização em Belém e as vantagens que a iniciativa pode oferecer à cidade, considerando que a capital paraense está situada na maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, e o índice de arborização na cidade ainda é considerado baixo.

Dados mais recentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma), apontam que o município possui apenas uma média de 120 mil árvores de 134 espécies diferentes.  

“Essa reunião tem um papel estratégico importante, já que está utilizando de forma muito concreta o conhecimento técnico-científico de biólogos, agrônomos, engenheiros florestais e outros profissionais para combater o desmatamento na cidade e deixá-la mais verde”, informou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. 

De acordo com a diretora-adjunta do Museu Emílio Goeldi, Roseny Mendes, a temática arborização é uma pauta de uma agenda firmada entre Goeldi e a Prefeitura de Belém, que visa a educação ambiental, a sustentabilidade, maximizar recursos, fortalecer os resultados propostos e, principalmente, deixar legados para a cidade.

“Nós estamos tendo um diálogo muito próximo e perceptível com a Prefeitura, por meio da Semma, e essa oficina vem para fortalecer mais ainda essa nossa parceria”, completou Roseny Mendes. 

Inventário de árvores 
De maneira inédita, a Prefeitura de Belém iniciou há dois anos um levantamento que visa contabilizar as árvores existentes na cidades, idade de cada vegetal e espécie, no sentido de ter um controle maior sobre a temática. Até o momento, o processo já foi finalizado em cinco bairros da cidade e a previsão é que o inventário das árvores de Belém seja concluído em cinco anos. 

De 2022 a 2024, a Prefeitura de Belém já plantou mais de 14 mil vegetais na cidade, sendo que, desse total, a maioria corresponde a árvores de grande porte. A meta da administração municipal é que o número de árvores em Belém seja duplicado ao o que temos atualmente.