Sessão solene na Alepa celebra os 70 anos de fundação da Faculdade de Geografia da UFPA
Os 70 anos da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram celebrados com uma cerimônia especial, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), na tarde desta terça-feira, 26. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da solenidade, que foi presidida pela deputada estadual Livia Duarte. Também participaram vice-reitora da UFPA, Loiane Verbicaro, e diversos convidados.
O curso de Geografia da UFPA foi autorizado e reconhecido pelo Decreto 35.456, de 1954, e iniciado com a primeira turma em 1955. Até 1970, o curso estava vinculado ao Núcleo de Geociências, junto com o curso de Geologia. Em 1971 foi transferido para o Núcleo Pioneiro do Guamá. Com a implantação dos Centros, foi integrado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas, atualmente denominado Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).
“A fundação do curso de Geografia tem um marco histórico e importante. Há um geógrafo francês importante, que já partiu, mas deixou um obra fundamental, o Yves Lacoste. Por meio do nome dele saúdo todos os geógrafos”, declarou o prefeito Edmilson Rodrigues.
Após a solenidade de abertura, foram entregues cerca de 20 medalhas para personalidades que contribuíram com a geografia. O prefeito Edmilson Rodrigues foi um dos agraciados, junto com geógrafos e outos nomes importantes.
Segundo a vice-reitora da UFPA, Loiane Verbicaro, a profissão do geógrafo é de grande relevância para a Amazônia. “Parabenizamos todas as pessoas que fazem esse curso. A geografia é relevante para a nossa região, pois a sua vocação, a transdiciplinaridade atravessa todas as esferas humanas”, comentou.
A deputada estadual Livia Duarte, que presidiu a sessão, destacou também a importância do curso. “Prestar essa homenagem à UFPA e aos alunos de Geografia e Cartografia é especial, pois trata-se de uma entidade importante para o nosso estado”, finalizou.