Prefeitura de Belém abre oficialmente a campanha Dezembro Vermelho

Por Tamiris (SESMA)  27/11/2024 19h58  19h58

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) participa da mobilização nacional no combate ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) com uma programação especial para dar inicio à campanha Dezembro Vermelho. As ações começam neste sábado, 30 de novembro, com uma grande número de testagens no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Belém, localizado na rua Rui Barbosa, 1.059, no bairro de Nazaré. O objetivo é ampliar o acesso à testagem e a informações para pessoas que não podem comparecer durante a semana.

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro, a rua Rui Barbosa será fechada para receber uma série de atividades de sensibilização, serviços de saúde e programação cultural. A programação começa às 8h30 no CTA Rayssa Gorbachoff, com o Dia D da Prevenção, que se estende até as 15h. Durante todo o dia, a Sesma, em parceria com organizações não governamentais (ONGs), oferecerá uma série de serviços gratuitos, como vacinação contra Hepatite B, HPV e Influenza, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, atendimento em Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP), além de rodas de conversa sobre prevenção.

Cultural - Além dos serviços de saúde, o público poderá participar de atividades culturais, como feirinha de artesanato, desfiles e um show cultural, tornando o evento mais dinâmico e envolvente. O CTA Belém também participará da programação do Circular Belém, que leva as ações a diferentes pontos da cidade.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Belém também estarão intensificando as testagens rápidas para ISTs, com horário especial das 8h às 17h durante todo o mês de dezembro. Além disso, ações educativas e de conscientização serão realizadas nas UBS, no CTA, na Casa Dia e em vários pontos da cidade, com o objetivo de levar informações e apoio à população.

Dezembro Vermelho- A Campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017 como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A ação objetiva, ainda, chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Dados sobre HIV/Aids em Belém

De acordo com os últimos dados epidemiológicos, em 2022, Belém registrou 1.887 diagnósticos de HIV/Aids, sendo que 1.542 pessoas eram residentes da cidade. Já em 2023, esse número diminuiu ligeiramente para 1.804 diagnósticos, com 1.558 residentes de Belém. No entanto, reduação mais abrangente ocorreu neste ano de 2024, quando o número de novos casos caiu para 1.182, com 989 residentes do município.

 HIV/Aids

 A Aids é a doença causada pela infecção do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+.

O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. Esse ataque enfraquece o organismo, o que o torna vulnerável a outras infecções. É comum que a pessoa apresente sintomas ou tenha sinais semelhantes a uma gripe comum, como febre, dor de cabeça, cansaço e inflamação na garganta.

Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com antirretrovirais imediatamente e, assim, preservar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos impedem que o vírus se multiplique dentro das células T-CD4+ e, desta forma, evitam que a imunidade caia e que a Aids apareça.

O SUS disponibiliza e distribui gratuitamente antirretrovirais, medicamentos utilizados para o tratamento, além de promover ações de prevenção como testagens rápidas, estímulo ao uso e distribuição gratuita de preservativos e gel lubrificante, disponibilização de outras profilaxias como a PEP e a PrEP.

A pessoa que vive com HIV, que utiliza a medicação de forma correta e contínua, tem níveis de vírus circulante no sangue igual a zero, o que contribui para uma boa qualidade de vida.

Serviços: 
Dia 30/11 (Sábado) - 08h às 15h
- Ação de Testagem no CTA Belém
  Uma grande ação de testagem será realizada no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Belém, com o objetivo de ampliar o acesso à testagem e informações para pessoas que não podem comparecer durante a semana.  
- Local: Rua Rui Barbosa, 1059, entre Boaventura da Silva e Governador José Malcher.  

Dia 01/12 (Domingo) – 8h30 às 15h
8h 30-Inicio dos atendimentos:
   Serviços oferecidos:  
  - Testagem rápida para HIV  
  - Aconselhamento e orientações  
  - Informações sobre PrEP (profilaxia pré-exposição) e PEP (profilaxia pós-exposição)  
  - Distribuição de material educativo sobre prevenção

Importante: No Dia 01/12, o CTA Belém também participará da programação do Circular Belém, levando mais informações e serviços à população.
- Local: Rua Rui Barbosa, 1059, entre Boaventura da Silva e Governador José Malcher.  
- A rua será fechada para a programação de serviços de saúde, show cultural, feirinha de artesanato e desfiles.