Espaços culturais municipais participam da 54ª edição do projeto Circular Campina Cidade Velha
Para proporcionar momentos de lazer à população e aos turistas, a Prefeitura de Belém, por meio Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), participa da 54ª edição do Circular Campina Cidade Velha, que será realizada no próimo domingo, 1° de dezembro.
Oferecendo uma programação gratuita, os espaços administrados pela Fumbel, como o Memorial dos Povos, o Museu Casa Francisco Bolonha e o Museu de Arte de Belém (MABE), estarão de portas abertas, a partir das 9h, proporcionando momentos de diversão e cultura, com novas exposições, visitas guiadas, apresentações musicais e muito mais.
“O Circular é a oportunidade para todos aproveitarem e valorizarem o patrimônio histórico da cidade. É o momento de apreciar a beleza que exala na capital paraense, através de seus sons, cores e ritmos. Convidamos a todos e todas para festejar conosco mais uma edição do Projeto Circular em Belém, cidade que é herança do povo e patrimônio do mundo”, anuncia a presidente da Fumbel, Inês Silveira.
Sala Vicente Salles - Memorial dos Povos
Celebrando as raízes brasileiras e as sonoridades da Amazônia, o Memorial dos Povos recebe o Show “Encanta Brasil”, na Sala Vicente Salles, a partir das 10h. A programação faz parte do encerramento do VII Encontro de Canto da Amazônia - Encanta, promovido pelo Instituto e Fundação Carlos Gomes, com o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel.
“Neste show, os alunos do projeto Ópera Estúdio homenagearão a trajetória da comunicação brasileira, com ênfase nos grandes ícones, que contribuíram para história da rádio e TV. Serão cinco esquetes, que terão set lists de músicas brasileiras de diversos gêneros, incluindo a apresentação do grupo de carimbó Galo Duro, que é um projeto da instituição”, explica o professor Pedro Messias, responsável pela direção do evento.
MABE
No domingo de Circular, a visitação ao Museu de Arte de Belém - MABE ocorrerá das 9h às 13h, de forma gratuita. O público poderá acessar as mostras de longa duração do acervo das salas do piso superior, composto por cerca de duas mil obras de arte.
“O público terá acesso a um acervo rico que possui obras que contam parte da nossa história. Além de apreciar obras contemporâneas que refletem os alecrins culturais e sociais da nossa região amazônica. O domingo de circular diversifica o nosso público e nos permite agir em prol da valorização do patrimônio histórico”, informa a diretora do MABE, Nina Matos.
Além do rico acervo do museu, como novidade, os visitantes poderão conhecer a exposição “Novos Olhares Sobre O Mabe – Intercâmbio Museu /Comunidade [ Ver-O-Peso]”, na Sala Antonieta Santos Feio, que revisita o passado e reflete sobre as vivências do entorno do Centro Histórico da cidade.
Museu Casa Francisco Bolonha
Como em todas edições, o Museu Casa Francisco Bolonha terá visitas mediadas das 9h às 13h. De forma gratuita, o museu participa da programação do Circular possibilitando ao público conhecer o Palacete Bolonha, destacando os principais pontos sobre a arquitetura e a história dos palacetes de Belém.
“A nossa participação no Circular é uma grande oportunidade para os visitantes conhecerem o museu no domingo, dia que normalmente não é aberto ao público, e também saber mais sobre a história da nossa cidade, da nossa arquitetura, em particular do Palacete Bolonha”, ressalta a diretora do Museu Casa Francisco Bolonha, Rosa Arraes.
Serviço
Museu de Arte de Belém - Mabe, das 9h às 13h. Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha.
Museu Casa Francisco Bolonha, das 9h às 13h - Memorial dos Povos, Av. Gov. José Malcher, 257 - Nazaré.