Mais de 15 mil servidores municipais se qualificaram com parcerias estabelecidas pela Prefeitura

Por Erika (SEMAD)  04/12/2024 10h03  10h03

Trinta e oito servidores municipais, dependentes de servidores e agentes sociais concluíram o conjunto de seis cursos de aperfeiçoamento e de qualificação realizados, gratuitamente, em parceria educacional estabelecida entre Prefeitura de Belém e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a partir de setembro de 2023. Eles se somam aos mais de 15 mil servidores beneficiados com a política de formação coordenada pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), desde 2021, junto a diversos parceiros de instituições de ensino do Pará.

O saldo positivo foi tratado em reunião pela a titular da pasta durante visita ao Senac, nesta terça-feira, 3. “A experiência da Prefeitura de Belém com o Senac não se resume à realização dos cursos. Envolve um ambiente de cooperação e de partilha de concepção de mundo, de colocar o conhecimento de forma mais democrática possível. E esta foi experiência riquíssima”, avalia a secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes.

A iniciativa integra o programa de Valorização do Servidor e ganhou nuances afinadas com a política de formação voltadas aos preparativos da cidade para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), marcada para novembro de 2025. Os alunos cursaram “Recepção de hotéis: operação e procedimentos”, “Informática básica”, “Bases da cozinha”, “Barista”, “Manicure e pedicure” e “Operar sistemas operacionais cliente, aplicativos, de escritórios e periféricos”.

Compromisso cumprido - O coordenador de Relacionamento com o Mercado do Senac, Márcio Takemura, agradeceu a parceria com o município. “A gente fica muito feliz em saber que conseguimos cumprir nosso compromisso. Uma das nossas missões é mudar vidas através da educação profissional. É isso que a gente faz, com muito orgulho. Estou certo de que deixamos uma semente nestas pessoas que fizeram parte dos cursos”, assegurou.

Alguns desafios também foram abordados, como o da evasão. O coordenador assegura que a questão é analisada em todo território nacional, onde o Senac dispõe de unidades. “Algumas vezes, falta rede de apoio para a mãe, que precisa de alguém para cuidar do filho durante sua ausência, ou falta de recurso financeiro para custear seu deslocamento”, lamentou Márcio.

Valorização - A secretária Jurandir Novaes destaca que, desde 2021, a Prefeitura de Belém tem se dedicado a ofertar um conjunto de oportunidades de formação para as diversas categorias de servidores, porque entende que a valorização desse quadro passa tanto pela renda quanto pela sua formação, além de outras estratégias adotadas.

Desde a confirmação da capital paraense como sede da COP-30, a formação dos servidores, seus dependentes e outros atores sociais ganhou maior atenção, por meio da Escola de Gestão Pública (EGP) e da Universidade Livre da Amazônia (Ulam). A parceria com o Senac, reafirma a secretária, “é costurada neste esforço político do governo de se valer de seu potencial articulador junto a setores de alto nível e reconhecimento na sociedade”. Com a conclusão dos cursos, os alunos são inscritos no Banco de Oportunidades disponível ao setor empresarial.

Inúmeros outros parceiros têm contribuído, de forma decisiva, na formação de servidores, dependentes de servidores e agentes sociais da capital paraense, dentre eles, o Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Belém, a Escola de Negócios da Unama e a Universidade do Estado do Pará.