Prefeitura de Belém e Itaipu Binacional dão início à construção de novo espaço para cooperativa de recicláveis

Por Victor (COMUS)  05/12/2024 10h13  10h13

A Prefeitura de Belém e a Itaipu Binacional assinaram, na tarde desta quarta-feira, 4, a Ordem de Serviço para o início das obras do novo galpão da Cooperativa de Materiais Recicláveis Filhos do Sol.

A reforma faz parte de um conjunto de investimentos, que a gestão municipal está realizando junto a quatro cooperativas da capital que serão contempladas com galpões novos e preparados para receber materiais recicláveis. As obras serão iniciadas ainda esta semana e terão duração de seis meses.

Investimento

A assinatura da OS foi realizada no Palácio Antônio Lemos e contou com presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, e dos trabalhadores da cooperativa Filhos do Sol.  Serão investidos, por meio do convênio entre município e governo federal, cerca de R$ 1,9 milhões na construção de um galpão para a cooperativa.

Com cerca de 1.100 metros, o galpão ficará localizado na avenida Bernardo Sayão, bairro da Condor. Com isso, a cooperativa sairá do atual espaço, que fica na travessa Padre Eutíquio. O novo local terá áreas de seleção de material e de estocagem, salas, refeitório, auditório, vestiário e área de prensagem.

Modernização

“Esse investimento envolve quatro cooperativas de Belém. A ideia é modernizar a coleta seletiva, não só com novos espaços, mas oferecendo capacitação e qualidade vida para os trabalhadores. Faz parte do nosso trabalho e da revolução urbana que estamos fazendo na capital’, explicou o prefeito Edmilson Rodrigues.

A cooperativa Filhos do Sol conta com dez trabalhadores e recolhe, em média, cerca de 45 a 50 toneladas, por mês, de resíduos na capital paraense. Segundo o presidente do grupo, Jorge Ribeiro, o novo galpão vai permitir aumentar o número de colaboradores e os resíduos recolhidos.

“Estamos muito felizes por esse novo espaço. A nossa antiga área enchia, não tinha condições. Vamos conseguir agora colocar mais gente na cooperativa, ajudar a cidade com o nosso trabalho. Foi um olhar da prefeitura conosco”, comentou Jorge.

Mais três centrais

A iniciativa da Prefeitura de Belém e do Governo Federal na reforma ou construções de novos galpões envolve outras três centrais de Unidades de Valorização e Recicláveis (UVR´s): Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém (ACCSB); Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis das Águas Lindas (Ara); e Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves). O recurso total do contrato de obras que será aplicado nos quatro galpões é de R$ 7.699.738,54. 

“Satisfação de fazer mais essa parceria com a prefeitura, agora para a reforma dos espaços para os catadores. É muito importante mais esse trabalho aqui em Belém. Já temos o Mercado de São Brás e o Ver-o-Peso”, comentou Carlos Carboni.