Prefeitura de Belém lança plataformas digitais para fortalecer o turismo e divulgar obras municipais
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Belemtur) e da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), realizou o lançamento oficial das plataformas digitais Visit Belém e Belém 360. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 5, no auditório da Fecomercio, no bairro da Campina, e marcou um importante passo ao fortalecimento do turismo e na divulgação das transformações urbanas em preparação da cidade para receber a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP 30), que ocorrerá em novembro de 2025.
"Essas duas plataformas se integram e dão muitas informações sobre a cidade. Inclusive, sobre os grandes monumentos arquitetônicos em 360 graus, uma dinâmica do que foi e de como está agora. São muitas informações turísticas sobre a cultura e gastronomia", destacou o prefeito Edmilson Rodrigues, durante o lançamento da plataforma.
Visit Belém: inovação e sustentabilidade para o turismo
A plataforma Visit Belém foi apresentada como uma ferramenta essencial para otimizar a experiência de quem visita a cidade, além de fomentar o desenvolvimento econômico local.
Com objetivo de desenvolver um turismo com foco em inovação e sustentabilidade, a plataforma disponibiliza informações abrangentes sobre atrativos turísticos, ilhas, eventos culturais e estabelecimentos gastronômicos de Belém.
Recursos da Visit Belém
Interface intuitiva e responsiva, facilitando o acesso às informações; geolocalização, com rotas detalhadas para pontos de interesse; banco de dados atualizado, com informações sobre horários e características de espaços e eventos; recursos de acessibilidade, com opções multilíngue (português, espanhol e inglês), incluindo a tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras)
"A plataforma Visit Belém é uma oportunidade de promover o turismo da nossa cidade, onde você pode encontrar informações sobre pontos turísticos, culinária, cultura, além de saber sobre nossas ilhas. Lá você vai encontrar empreendimentos, hotéis e restaurantes da nossa cidade, acessar o link do Belém 360 sobre as obras da nossa cidade, mas principalmente, essas que são de interesse político", detalhou a secretária municipal de Turismo, Júlia Gorayeb.
Tecnologia a serviço da memória e do futuro
Já a Belém 360, desenvolvida pela Cinbesa, foi apresentada como um recurso tecnológico inovador. Com fotografias em 360º e vídeos aéreos captados por drones, a plataforma permite que os usuários acompanhem obras públicas em andamento, como as reformas do Mercado de São Brás e do Complexo do Ver-o-Peso, além de explorar virtualmente prédios históricos tombados e áreas verdes. "A Cinbesa iniciou o desenvolvimento a partir do pedido do prefeito para criar uma plataforma para acompanhar as obras da COP 30", explica o diretor-presidente da Cinbesa, Antônio Paracampo.
Ele ressalta que a plataforma "tem mapa interativo onde você pode localizar lugares como os palacetes, restaurantes e obras em um único site. Essa janela virtual de Belém está disponível à toda população".
Entre os destaques da Belém 360 estão visitas virtuais a prédios históricos como o Palácio Antônio Lemos e o Palacete Bolonha, com audiodescrição em português, espanhol e inglês, além de tradução em Libras; percursos virtuais em áreas verdes como o Bosque Rodrigues Alves e a Praça da República e informações detalhadas sobre hotéis e restaurantes, incluindo localização e especialidades.