Prefeitura de Belém e Caixa concluem assinaturas dos contratos do "Viver Outeiro" e próxima etapa é a entrega
“Esse é o dia mais emocionante da minha vida. Já chorei, já passei mal, agora que estou conseguindo falar novamente. Eu não tenho palavras para descrever a alegria de ter, pela primeira vez na vida, a minha casa própria”, disse, muito emocionada, a dona de casa Ruth Lobato, de 58 anos.
A dona de casa mora há dez anos em uma invasão no Distrito de Icoaraci e relata a tristeza de viver por tanto tempo em um ambiente alagado e cheio de mato, além do temor que sentia de ser expulsa do local a qualquer momento. Sentimentos ruins que, agora, fazem parte de seu passado. “Sou só eu e meu neto. É uma felicidade poder ter finalmente um espaço nosso, viver bem, com dignidade e lazer”, completa.
Sonho da casa própria
Dona Ruth e o neto fazem parte das 1.008 famílias contempladas com o Projeto “Viver Outeiro”, empreendimento da Prefeitura de Belém, realizado por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), que promove moradia digna para a população de baixa renda da cidade, realizando o sonho da casa própria.
O Projeto “Viver Outeiro” já está em sua penúltima etapa, que consiste nas assinaturas dos contratos das famílias junto à Caixa Econômica Federal. Essa etapa começou na terça-feira, 17, e terminou nesta quarta-feira, 18. As assinaturas ocorreram no Ginásio Municipal Altino Pimenta, das 8h às 14h, e foram divididas da seguinte forma: na terça-feira, 17, assinaram os contratos as pessoas que têm os nomes com iniciais que vão de “A” até a letra “L”. Já nessa quarta-feira, 18, compareceram ao Ginásio, os que têm os nomes com as iniciais de “M” a “Z”.
Entrega
A última etapa do empreendimento consiste na entrega das chaves dos apartamentos e está previsto para ocorrer em janeiro de 2025. Entretanto, o prefeito Edmilson Rodrigues manifestou, durante o evento desta quarta, o esforço que a prefeitura está fazendo para que as famílias recebam seus apartamentos ainda este ano. “Sei que todos gostariam de passar as festas de fim de ano em suas casas, já expressei essa nossa vontade ao ministro-chefe da Casa Civil do Governo Federal, Rui Costa, que viria a Belém para a inauguração do Mercado de São Brás”.
Assim como no primeiro dia das assinaturas dos contratos, esse segundo dia foi marcado pela emoção das famílias e pelas falas do prefeito Edmilson Rodrigues; do secretário municipal de Habitação, Márcio Freitas, e do ex-secretário da Sehab, e vereador recém-eleito, Rodrigo Moraes. Esteve presente no evento também o secretário municipal de Urbanismo (Seurb), Lélio Costa.
Moradia digna
O prefeito de Belém abriu o evento destacando a importância da população de ter moradia digna, educação de qualidade e lazer, enfatizando que todas essas questões estão interligadas. “Ontem, estava no bairro do Coqueiro inaugurando mais uma escola, a de número 89, do nosso governo. Foi muito bonito e emocionante. Hoje, estou aqui no Altino Pimenta, espaço que também é um projeto de minha gestão, participando desse momento de grande importância, que é ver tantas famílias de baixa renda saírem do aluguel, ou de viverem de favor na casa de alguém. Esse projeto habitacional saiu do papel na nossa gestão, depois de anos parado. E vocês vão receber um espaço digno, com área de lazer, arborização, como qualquer condomínio de classe média possui”, disse Edmilson Rodrigues.
O secretário municipal de Habitação, Márcio Freitas, também destacou a grande mobilização desta gestão para que o “Residencial Viver Outeiro” saísse do papel. “Tem gente que está há dez anos, vinte anos esperando esse sonho acontecer. Antes, vocês eram somente um cadastro, e nessa gestão vocês finalmente estão conseguindo a casa própria. Essa política de habitação só é possível quando se tem um governo com sensibilidade para transformar as políticas públicas, como é o governo de Edmilson Rodrigues. Hoje é um momento de muita alegria”, completou o secretário.
A consultora óptica Maria Cristina Rodrigues, de 56 anos, também estava ansiosa para assinar o contrato de seu apartamento. “É um sonho realizado. Compartilho uma casa com oito parentes e, pela primeira vez, vou ter um espaço só meu e do meu marido”, disse.
Residencial “Viver Outeiro”
O “Residencial Viver Outeiro” é um empreendimento habitacional composto por 1.008 apartamentos, que já estão prontos. Eles são equipados com sala, copa-cozinha, dois quartos, banheiro, estacionamento e uma área de convivência externa. O Residencial se localiza em uma área privilegiada do Distrito de Outeiro.
Embora tenha iniciado em 2014, o Projeto “Viver Outeiro” ficou paralisado por anos. Ele só foi retomado em 2023, graças à intervenção da Prefeitura Municipal de Belém e à contratação de uma nova empresa pela Caixa Econômica Federal.
Esse empreendimento faz parte do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal. Na atual gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, o Programa contemplou, em Belém, 8 mil projetos habitacionais, entre casas entregues, obras retomadas e novos contratos assinados, em diferentes bairros da cidade.